Sim, a crise também bateu com força no mercado de barcos destinados aos ricos. A Brunswick Corporation vai encerrar, em abril, a produção de barcos no Perini Business Park, em Joinville, onde ocupa área de 14 mil m2 e emprega 140 trabalhadores. A produção será deslocada para as unidades do México, Estados Unidos e Polônia. Os clientes brasileiros serão abastecidos via importação.

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A companhia vai manter os serviços de distribuição e assistência ao cliente, garantindo o atendimento aos compradores de suas embarcações. O motivo para o fechamento da fábrica é simples: o mercado nacional recuou de 50% a 70%, de 2015 em diante.

– Desta forma, não há como sustentar um negócio pensado para o longo prazo – analisa o diretor-geral Reinaldo Maykot.

O executivo conta que os desligamentos serão progressivos. Em abril, os trabalhadores da linha de produção serão demitidos. Em junho, a equipe de apoio, e os demais, do comercial, vão continuar trabalhando até o fim do ano. Atualmente, a fábrica produz os últimos sete barcos.

Quando a Brunswick se instalou no Perini, veio atraída pelos incentivos fiscais e pelas políticas tributárias do governo do Estado (Proemprego e Prodec) e da Prefeitura de Joinville (Proempresa).

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No pico, metade do previsto

O diretor-geral da Brunswick, Reinaldo Maykot, dá números da situação:

– Há cinco anos, quando chegamos a Joinville, o objetivo era fabricar 400 embarcações por ano. Em 2013/2014, fizemos 200 por ano. No biênio seguinte, o volume diminuiu para 70/80 barcos por ano. O presidente do Brunswick Boat Group, Huw Bower, explica:

– Embora a instalação atendesse aos objetivos de custo, qualidade e serviço que tínhamos estabelecido, a economia brasileira continua desafiadora e não comporta uma unidade de fabricação dedicada desse porte. As marcas líderes entre os consumidores da Brunswick incluem os motores de popa Mercury e Mariner, motores sterndrives e internos Mercury MerCruiser e motores de pesca MotorGuide.

De volta

Grande parte dos funcionários da Brunswick veio da Busscar e, em breve, poderá retornar à empresa que vai sucedê-la na produção de carrocerias de ônibus, sob o comando de investidores – sócios-diretores da Caio/Induscar. A razão: fabricar barcos de fibra de vidro e produzir carrocerias de ônibus têm semelhanças no processo produtivo.