O incêndio que destruiu o prédio de uma emissora de rádio em Xanxerê, no Oeste de SC, foi narrado por um dos locutores que trabalhavam no local no momento em que o fogo começou. Em áudio gravado (ouça abaixo), o comunicador Sérgio Vieira relatou os momentos de tensão vividos por ele e por mais dois colegas no fim da tarde de terça-feira (24): “Não enxergava mais nada e ali eu vi o desespero”.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O incidente ocorreu na sede da Rádio Momento FM, às margens da BR-282. No horário em que o fogo começou, por volta das 17h30min, havia três pessoas no prédio, duas delas ao vivo na programação.
– Quando acontece algo assim tu fica perplexo na hora. Não sabe se tu vai ou se tu fica – comenta Vieira.
Segundo o diretor da emissor, Valmor Silveira, acredita-se que o incêndio foi provocado por curto-circuito, mas uma perícia deve concluir o que aconteceu. Cerca de 70% da rádio ficou destruída com as chamas e, apesar dos danos, ninguém saiu ferido.
Continua depois da publicidade
Rádio de Criciúma recebeu ameaças durante assalto e precisou interromper transmissão
Comunicadores estavam ao vivo na programação
Ao vivo na programação, os comunicadores demoraram a entender de onde vinha a fumaça que começou a invadir o estúdio, conta Sérgio Vieira. Outro colega, que estava nas redondezas, percebeu as chamas e alertou os locutores.
– A gente estava no ar e eu vi que tinha uma fumaça muito forte já dentro do estúdio principal. De repente um colega que já estava do lado de fora gritou pra sair porque tinha fogo. Eu respondi pra procurarmos onde estava [o incêndio] pra gente apagar – conta o locutor.

Depois disso, ambos os trabalhadores foram em direção à fumaça e, imaginando que o fogo havia começado dentro de um dos escritórios da área de finanças, arrombaram a porta:
– Pra nossa surpresa não tinha nada ali dentro. Então, a gente olha para trás e a gente vê labaredas muito fortes vindas de baixo da sala da direção.
Continua depois da publicidade
Ao perceber a dimensão do incêndio, o locutor e o outro colega acionaram os bombeiros e perceberam que era hora de sair no prédio.
– Eu estava tentando fugir para a rua e na minha esquerda tinha uma chama muito forte já dentro da rádio [dos demais cômodos]. Parecia que tinha um ventilador empurrando. Não enxergava mais nada, fumaça muito forte, tudo escuro, não sabia para onde eu corria e ali eu vi o que é o desespero – relata.
O comunicador relata que assim que conseguiu sair da emissora “já não tinha mais o que fazer”, porque as chamas já consumiam todo o prédio.
– Me veio as lágrimas, não tenho vergonha de falar. Me emocionei bastante. É o teu trabalho, a tua casa. Mas a gente vai reconstruir tudo, tenho certeza. E a lição que a gente tira é a valorização da vida, sair duma situação dessa ileso – concluiu.
Continua depois da publicidade
Vídeo: Assaltantes deixam prejuízo alto após roubo a joalheira de Brusque
Ouça áudio em que locutor conta sobre os momentos de tensão:
Leia também
MP denuncia 14 pessoas pela compra dos 200 respiradores em SC
Covid-19: SC começa a vacinar adolescentes e o reforço em idosos dia 1° de setembro
Áudio: Mulher de vice-governador do MT denunciou à PM de SC agressões do marido