A crise no Figueirense ganhou um capítulo à parte após a derrota para o Flamengo, quarta-feira à noite, no Orlando Scarpelli. Não bastasse o mau momento do time no Brasileiro, onde ocupa a lanterna, o atacante Sebastian Loco Abreu resolveu apimentar a relação.
Continua depois da publicidade
Quase no fim do confronto, correu em direção à torcida rubro-negra para responder às provocações, levantou a camisa do Figueira e, com outra por baixo que costuma usar, beijou com vontade o escudo do Botafogo, seu ex-clube. Imediatamente, Loco Abreu despertou paixões. Nas redes sociais, os torcedores do Figueira não gostaram nem um pouco e questionaram a manifestação do atacante, que chegou no início de julho e até agora fez apenas um gol, diante do Atlético-GO, pela Copa Sul-Americana.
O fato de o time ter perdido a partida e viver situação delicada na competição agravou o problema. Só que esse é o jeito de Loco Abreu agir e pensar. Na quinta-feira, a delegação do Figueira viajou para Recife, no início da tarde, para enfrentar o Sport, no sábado. Loco Abreu não acompanhou a equipe porque foi convocado para defender a seleção uruguaia em um amistoso contra a França, no dia 15 de agosto.
O único jogador que falou sobre o assunto foi o volante Túlio, que permaneceu em Florianópolis para se recuperar de uma lesão. Na avaliação do volante alvinegro, o atacante “se deixou levar pelo momento” e reagiu de forma incontrolada contra a torcida do Flamengo. Túlio interpretou a atitude do companheiro como uma forma de ele “não ficar por baixo”.
– A nossa torcida não pode ficar pensando em ir contra o Loco Abreu, temos coisas mais importantes para resolver. O nosso problema é maior – afirmou.
Continua depois da publicidade
Líder da equipe e um dos principais atletas do atual elenco, Túlio acredita que se o atacante uruguaio tivesse um pouco mais de tempo para analisar a situação não teria se manifestado daquela forma. Ainda assim, ele não acha que a atitude vá prejudicar o atleta dentro do clube.
– As pessoas dizem que ele estava com a camisa do Botafogo por baixo, mas, na verdade, ele sempre usa essa camisa e incluiu o símbolo do Botafogo por ter passado por lá – completou Túlio, que também jogou pelo Botafogo e é idolatrado pela torcida do clube carioca.
Apesar de toda a polêmica o Figueirense não vai punir o atleta. Chico Lins, gerente de Futebol, explicou que o ato do jogador é o menor de todos os problemas do clube e que toda a energia do grupo está focada na recuperação de posições na tabela para deixar a zona de rebaixamento. ??
“Não tem nada a ver com a torcida do Figueirense” ?
Diário Catarinense – Você pode explicar o seu gesto ao beijar a camisa do Botafogo diante dos torcedores do Flamengo?
Continua depois da publicidade
Loco Abreu – Uma coisa eu posso te dizer: foi pessoal. Sempre me xingaram e eu só quis mostrar que tive orgulho de ter passado por lá (pelo Botafogo). Não tem nada a ver com a torcida do Figueirense. Eu não estava sendo xingado pelo torcedor do Figueirense e o torcedor do Figueirense não tem por que se sentir mal. Além disso, a história do Figueirense tem muito a ver com a do Botafogo, não sei se você sabe.
DC – Você acompanhou a repercussão negativa junto aos torcedores do Figueirense em matéria veiculada no Globo Esporte SC?
Loco Abreu – Não, não costumo assistir aos programas de televisão. Mas repito: foi uma situação pessoal. Está errado colocar o torcedor nessa briga. Vocês, jornalistas, têm que ajudar o torcedor a ter cultura. Sempre respeitei todas as torcidas, só que chegou a um limite. Não é legal ou normal revidar a manifestação do torcedor, eu sei, mas eu retruquei à altura, sem faltar com o respeito e mostrando que tive orgulho de passar pelo Botafogo.
DC – Faltou o gol para, quem sabe, responder às provocações da melhor maneira, sem correr o risco de ser mal interpretado pelos torcedores?
Continua depois da publicidade
Loco Abreu – Pois é, sempre marquei gols em clássicos. Mas eu estou tranquilo. Isso (ser mal interpretado) não é por minha conta. É por vocês, se serve para vender jornal. Todo mundo no clube me entendeu, os jogadores me entenderam, então, sigo em frente.