O Figueirense estreou na Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira, 1, no Serra Dourada, com um empate em 1 a 1 diante do Atlético-GO. O resultado beneficia o Furacão que, na partida de volta, se classifica para a próxima fase da competição com novo empate sem gols. Se o placar se repetir no Orlando Scarpelli, no dia 23, a decisão vai para os pênaltis. Quem vencer garante a vaga. Márcio, goleiro do Atlético, e Loco Abreu, atacante do Figueira, foram os autores dos gols da partida.

Continua depois da publicidade

Diante de um estádio quase vazio, muito por culpa das péssimas campanhas que fazem no Brasileiro, Atlético-GO e Figueirense entraram em campo dispostos a chutar para bem longe a má fase e com força máxima. O Figueira tinha o retorno do ataque titular _ formado por Caio, Loco Abreu e Julio Cesar _, mas, nos primeiros minutos, ele não foi sentido.

Os donos da casa criaram a primeira boa chance aos 11, quando Wesley recebeu a bola pelo lado esquerdo da área, bateu cruzado e o lateral Marcos, livre, no meio da área, em vez que chutar para o gol, tirou o perigo. Um lance no mínimo curioso. O Figueirense respondeu aos 16, quando Julio Cesar fez lançamento perfeito para Loco Abreu e o camisa 13 colocou a bola por cobertura nas redes. Mal posicionado, o árbitro Péricles Bassols assinalou impedimento e tirou a alegria doa atacante alvinegro.

O lance animou o time catarinense. Aos 18, o volante Jackson arriscou o chute de fora da área e o goleiro Márcio espalmou pela linha de fundo. O Atlético-GO deu o troco aos 22, com Wesley, em outro chute frontal que saiu à direita da meta defendida por Ricardo. Aos 26, Joilson, ex-Figueira, bateu forte da entrada da área e Ricardo pulou no canto certo para espalmar.

Sem poder de criação no meio-de-campo, o Alvinegro ficou refém de um lance individual ou de um erro do adversário. Mesmo com Loco Abreu fixo na área, poucas jogadas saíram pelas laterais. A rigor, no primeiro tempo, o atacante recebeu apenas um cruzamento na área, aos 34, por intermédio de Julio Cesar.

Continua depois da publicidade

Tamanha retração seria punida mais cedo ou mais tarde. Aos 35 minutos, Eron, do Atlético-GO, entrou em velocidade na área e, quando se preparava para dar o chute, foi derrubado pelo meia improvisado de lateral Doriva. Pênalti marcado e convertido pelo goleiro Márcio. A chance do empate veio aos 41. Após boa triangulação na frente da área, Caio bateu forte, por cima do travessão. Depois, aos 46, Fred cobrou falta, também da entrada da área, e Márcio fez grande defesa.

No segundo tempo, o Figueirense entrou acomodado, sem forças para atacar, e esperando por um erro do adversário. A estratégia não deu certo e, aos 16 minutos, o técnico Hélio dos Anjos resolveu mudar o time: tirou Caio e Julio Cesar e colocou Aloisio e Ronny. Sábia decisão. Aos 23, Ronny chutou de fora da área, Márcio espalmou e, no rebote, Aloisio serviu Loco Abreu para empatar o jogo. A comemoração foi intensa e quase todo o grupo correu para abraçar o atacante uruguaio, que marcou o primeiro gol com a camisa alvinegra.

O gol deu maior tranquilidade ao time catarinense e outras chances surgiram. Aos 35, Aloisio se livrou da marcação dentro da área e bateu cruzado, mas,

desta vez, Márcio segurou firme. No último minuto, um lance polêmico. Após uma disputa intensa pela bola dentro da área, Guilherme Lazaroni estufou as redes, mas o árbitro viu impedimento de Aloisio e anulou aquele que seria o gol da virada.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO (1)

Márcio; Marcos, Gustavo, Gabriel, Eron; Marino (Dodo), Ernandes, Joilson, Wesley (Diogo Campos); Ricardo Bueno, Patrick (Vanderlei)

Técnico: Jairo Araújo

FIGUEIRENSE (1)

Ricardo; Doriva, Fred, Anderson Conceição, Guilherme Santos; Jackson, Túlio, Guilherme Lazaroni, Julio Cesar (Aloisio); Caio (Ronny), Loco Abreu (Pittoni)

Técnico: Hélio dos Anjos

Gols: Márcio (A), aos 37 minutos do 1º tempo. Loco Abreu (F), aos 23 minutos do 2º tempo.

Amarelos: Ricardo Bueno (A), Doriva, Ricardo (F)

Arbitragem: Péricles Bassols, auxiliado por Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse

Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)