As ondas da praia da Atalaia são destaque no documentário Restrito, produzido pela Tac filmes, de Itajaí. O filme, que detalha como surgiu o protecionismo dos surfistas com o local, tem previsão de lançamento para maio do ano que vem. Mas quem quiser ter uma palhinha do que está por vir, pode conferir o teaser lançado nesta semana no Youtube.
Continua depois da publicidade
Essencialmente, o documentário mostra o localismo da praia, tradicionalmente conhecida por suas boas ondas para a prática do surfe. As notícias sobre a dificuldade de acesso sentida pelos surfistas de outras cidades percorreu o mundo, tal qual a fama da ondulação formada junto aos molhes.
O filme mostra que este acesso restrito nasceu nos anos 70, com a primeira geração de surfistas que passou a frequentar a praia em busca das ótimas ondas que se formavam no local. Personagens do documentário, 15 atletas contam como retomaram o controle da praia, antes dominada por paulistas e cariocas.
Quem conhece a região já conta os minutos para assistir ao filme, já que a defesa fervorosa do local foi uma das principais heranças deixadas pelos surfistas da velha guarda para os atuais.
Morador e comerciante da praia da Atalaia, Kao Lee Muller, 23 anos, conta que o localismo está mais controlado devido ao turismo, mas lembra que o comportamento nem sempre hospitaleiro dos nativos também atrai visitantes.
Continua depois da publicidade
– Muita gente vem até o nosso restaurante só para olhar os surfistas na água, já chegam perguntando onde eles ficam porque já ouviram falar desse localismo – conta.
Restrito utiliza fotos e trechos antigos de filmes em Super-8, conseguidos com surfistas e vistos por poucas pessoas. O cenário da década de 70 será complementado no documentário com imagens das ondas da Atalaia de hoje e com depoimentos de surfistas que frequentam a praia nos dias atuais.
O diretor do filme, Diego Lara, conta que a produção deverá ter meia hora de duração para ser veiculada na televisão. Depois, a produtora pretende fragmentar a obra e disponibilizar na internet. Restrito é uma obra totalmente independente.