Curva da morte. É dessa maneira que ficou conhecido o km 109 da BR-282, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. Quem mora às margens da rodovia diz que o “título” se deve a quantidade de acidentes que ocorrem no local.
Continua depois da publicidade
– Foram vários acidentes em um ano. Somente nos últimos três ou quatro meses, já vimos pelo menos outros três caminhões caírem nessa ribanceira – lembram os irmãos Adenilson e Adailton de Souza.
Os dois foram acordados por Ana Camila de Souza, esposa de Adenilson. Ela acordou para amamentar o filho, por volta das 3h20min da madrugada deste domingo, quando ouviu um estrondo seguido por gritos de socorro.
Os três moram a poucos metros de onde um ônibus da Reunidas – que seguia de Passo Fundo para Florianópolis – desceu uma ribanceira. Nove pessoas morreram e 32 ficaram feridas.
Continua depois da publicidade
– Acordei meu marido, ele ligou para o Samu, chamou meu cunhado e os dois saíram para ver o que tinha acontecido – conta Ana.
Ao chegar no local, os irmãos Adenilson e Adailton se depararam com o ônibus e cenas diversas:
– Tinha algumas pessoas já fora do ônibus que conseguimos ajudar mais, mas outras estavam presas nas ferragens e não tinha muito que podíamos fazer, só esperar pelo socorro – conta Adenilson.
Cerca de 20 minutos depois da ligação para o socorro, os irmãos contam que receberam um telefonema do Samu:
Continua depois da publicidade
– Eles queriam ter uma ideia da dimensão do acidente, acho que não acreditavam. Perguntaram quantas ambulâncias deveriam mandar e pediram outros detalhes.
Atendimentos às vítimas
Os feridos foram levados pelo Samu e Corpo de Bombeiros aos hospitais Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, Hospital de Alfredo Wagner, Hospital Regional de São Jose e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, e há pessoas em estado grave.
A empresa Reunidas informou que está se mobilizando para prestar assistência às vítimas e familiares. Para os parentes que buscam informações sobre o acidente, a empresa disponibiliza o telefone (49) 3561-5591.
Continua depois da publicidade