Enquanto os lojistas ainda esperam a análise dos bombeiros e Defesa Civil sobre o prédio incendiado no Centro de Blumenau, curiosos tornam o local uma triste atração turística. Desde as primeiras horas desta sexta-feira (24), pedestres se amontoam na calçada para observar o pouco que restou da edificação histórica, dando trabalho às autoridades.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O incêndio de grandes proporções ao lado da catedral destruiu oito lojas e o estoque de um projeto social da igreja na tarde de quinta (23). Desde aquele momento, em paralelo ao trabalho dos bombeiros militares, o que se viu foi falta de bom senso de muitos.
— Isso aqui era um mar de gente, eles pediam para o pessoal ir para trás e quando via já estavam perto de novo — descreve Teresina Devigili, que mora em uma rua ao lado.
A curiosidade atrapalhou o combate e, no dia seguinte à ocorrência, tem incomodado o vaivém na Rua XV, já comprometido pelo bloqueio ao trânsito devido ao incêndio.
Continua depois da publicidade
Celulares na mão, ciclistas que passam filmando e conversas breves entre desconhecidos sobre o episódio unem os curiosos atrás das grades colocadas para evitar maiores contratempos. Não é raro, também, ver pessoas em videochamadas para mostrar a parentes a situação no momento.
“Falta de respeito”
No relatório do Corpo de Bombeiros Militar, o comportamento ganhou espaço:
“Destaca-se ainda negativamente a total falta de respeito de dezenas de pessoas curiosas e ávidas por registros em imagem que a todo o momento tentavam invadir a área de isolamento, inclusive enfrentando os órgãos de segurança que cuidavam da cena. Fato que causava enorme estresse para as equipes que estavam trabalhando no combate às chamas e que por diversas vezes precisaram interromper suas ações para afastar os curiosos dos riscos do local”, lamentou a corporação.
Na manhã desta sexta, os trabalhos de rescaldo continuam. A perícia dos bombeiros já começou e em breve a equipe de engenharia da Defesa Civil deve avaliar a estrutura para definir o que precisará ser feito: se uma reforma ou completa demolição. Enquanto isso a Rua XV segue fechada no trecho.
Continua depois da publicidade
Veja fotos desta manhã na Rua XV
O que se sabe sobre o incêndio
O incêndio começou por volta das 15h50min desta quinta-feira (24) em uma sala no piso superior do imóvel, que fica ao lado da Catedral São Paulo Apóstolo e pertence à Diocese. Por conta do material que estava estocado — em sua maioria roupas — e a característica de madeira da estrutura, as chamas rapidamente se alastraram. Os bombeiros chegaram pouco depois das 16h e começaram o combate (veja fotos abaixo). Por volta das 19h, o incêndio já estava totalmente controlado, restando apenas o chamado trabalho de rescaldo — para evitar que novos focos surjam. Foram mobilizados militares de Blumenau, Gaspar, Indaial e Timbó. Ao todo, 39 bombeiros atuaram e 14 viaturas foram empenhadas. Ao menos 250 mil litros de água haviam sido utilizados até a noite desta quinta.
Veja fotos do drama do combate às chamas
Leia também
Incêndio em Blumenau destrói acervo de projeto social: “São 66 anos de história queimados”
Continua depois da publicidade
Rua XV de Novembro em Blumenau tem histórico de grandes incêndios; relembre outros casos
Imagens aéreas revelam dimensão de incêndio que destruiu prédio na Rua XV, em Blumenau