Um lobo-marinho subantártico foi encontrado na tarde deste domingo na praia do Morro das Pedras, Sul da Ilha. Segundo a Polícia Ambiental, o animal estava magro e com cortes. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetas), em Florianópolis, onde permanecerá até se recuperar.

Continua depois da publicidade

De acordo com o policial ambiental, soldado Adriano Duarte, o lobo-marinho não poderá ser devolvido ao mar. Após a recuperação, ele pode ser levado a outro centro maior, onde passará pela reabilitação. O mais comum é o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram), no Rio Grande do Sul.

– Por ter entrado em contato com outros animais terrestres e de outros continentes, este lobo-marinho pode ter doenças e contaminar o restante da colônia na Antártida. Por isso, não pode voltar para o mar logo após a recuperação – explica Duarte.

Segundo a médica veterinária da Organização Não Governamental R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas, a medida faz parte de um tratado internacional entre Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Argentina, que proíbe devolver ao oceano mamíferos da Antártida encontrados debilitados na costa. De acordo com a veterinária, o lobo-marinho resgatado no Morro das Pedras é da espécie subantártica e é reconhecida pelo peito branco.

Continua depois da publicidade

Nesta época do ano, começa a vinda de lobos-marinhos e pinguins que viajam da Antártida e Uruguai. Muitos deles param na costa para descansar. Um outro lobo-marinho foi localizado neste domingo na praia Pântano do Sul, também no Sul da Ilha. Ele não estava machucado, por isso, não foi recolhido. Segundo a veterinária, ano passado, a Polícia Ambiental encontrou 105 pinguins na região de Florianópolis.

Na sexta-feira, um lobo-marinho também foi encontrado na praia de Itaguaçu, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte. O bicho era jovem e provavelmente foi trazido para a região por correntes marítimas de águas frias vindas do Uruguai ou da Argentina. Ele não estava machucado e voltou sozinho para o mar no sábado.

Com informações de Guto Kuerten.

::O que fazer quando encontrar um lobo-marinho:

– Não se aproxime, pois ele pode se assustar e acabar se machucando ou atacar

– Não alimente o animal

– Não force o animal a voltar para água. Eles podem ficar descansando na praia até uma semana

– Chame a Polícia Ambiental. Em Florianópolis, ligue para (48) 3269-4716

Fonte: www.r3animal.org.br e Polícia Ambiental