Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi devolvido à natureza após um mês em reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis. A soltura ocorreu na quinta-feira, 27, na Praia do Moçambique, no norte da Ilha, mas só foi divulgada pela entidade neste sábado, 6.
Continua depois da publicidade
O animal, segundo a R3, é macho e juvenil. Ele foi avistado na praia no dia 19 de agosto. Uma equipe fez análise veterinária no local e foi constatado que o estado de saúde estava adequado. No entanto, três dias depois, uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que faz o monitoramento diário das praias em Florianópolis, encontrou o lobo-marinho novamente na praia.
— Na análise veterinária em campo, notou-se que ele estava pouco ativo. As mucosas oculares do olho direito estavam edemaciadas (aumento de volume) e congestas (inchadas). Decidiu-se por trazer o animal para reabilitação — explica a médica veterinária Marina Alcala.
O animal foi medicado com antiparasitários, antibiótico-terapia e suplementação vitamínica e mineral, que melhoram a condição do escore corporal. Exames clínicos e laboratoriais também foram feitos.
Continua depois da publicidade
Antes da soltura, o lobo-marinho recebeu um brinco de identificação individual na nadadeira peitoral, indicando que já passou por reabilitação e para facilitar o monitoramento, caso necessário.
Orientações
A R3 Animal orienta as pessoas que verem um lobo-marinho na praia a manterem distância, isolar a área e ligarem para o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341.
Embora lobos-marinhos não sejam animais agressivos, quando coagidos podem tentar se defender. O contato deles com animais de estimação pode transmitir doenças aos lobos-marinhos, por isso, deve ser evitado. Evite tirar fotos com o uso de flash. Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois muitas vezes ele quer apenas descansar.
Continua depois da publicidade
O projeto
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Leia também
Vídeo: Lobo-marinho aparece em praia de Florianópolis
Lobo-marinho filhote aparece na Barra da Lagoa, em Florianópolis