Um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) foi avistado na manhã deste sábado no costão da Praia da Joaquina, em Florianópolis. Ele foi avaliado por uma equipe da Associação R3 Animal, que constatou o mamífero marinho está com boa condição corpórea, ativo e responsivo, e que buscou a área rochosa apenas para descansar.
Continua depois da publicidade
A observação é realizada diariamente, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Para preservar a segurança do animal, a área foi isolada, porém ele acabou indo para outro lugar, de difícil acesso.
A orientação é que as pessoas mantenham distância, pois o animal pode responder com agressividade caso se sinta coagido.
A equipe de monitoramento também solicita que os moradores evitem a aproximação de animais de estimação, que podem transmitir doenças ao mamífero marinho. Nesta época do ano é comum que a espécie seja avistada na região, já que sai de colônias reprodutivas no Uruguai e na Argentina e chega no litoral catarinense em busca de alimento e descanso.
Orientação
Continua depois da publicidade
Ao avistar animais como o lobo-marinho na praia, entre em contato pelo telefone 0800-642-3341, do PMP-BS. Mantenha distância do animal e ajude a isolar a área, orientando as pessoas que tentarem se aproximar.