Um lobo-marinho-do-sul foi avistado descansando nas pedras da Praia do Santinho, em Florianópolis, nesta segunda-feira (12). De acordo a Associação R3 Animal, um médico veterinário analisou o mamífero e disse que ele não apresenta sinais de nenhuma doença.
Continua depois da publicidade
Conforme a associação, o lobo-marinho é da espécie Arctocephalus australis, comum de ser visto no litoral sul do Brasil, nessa época do ano. Eles saem das colônias de reprodução no Uruguai e na Argentina e seguem em direção ao norte, em busca de alimento e descanso.
O local em que o lobo-marinho estava foi isolado, para garantir a segurança do bicho e também de curiosos. Embora esse animal não seja agressivo, ele pode tentar se defender, caso se sinta ameaçado.
A orientação dos pesquisadores é que em casos assim as pessoas não se aproximem e, se possível, tentem manter cachorros afastados. Da mesma forma, não é recomendável tirar fotos com o uso de flash ou forçar os animais a entrar na água, pois eles apenas querem descansar.
Caso os animais estejam mortos ou debilitados, sejam eles mamíferos, tartarugas ou aves marinhas, a recomendação é entrar em contato com o telefone 0800 642 3341, para que os pesquisadores possam ir até o local avaliar e encaminhar a situação da melhor maneira possível.
Continua depois da publicidade