O Sporting literalmente foi um leão no campo do San Mamés, em Bilbao. Atacou como pode o Athletic, criando chances claras de gol que poderiam ter mudado ainda no tempo normal a sua sorte na semifinal da Liga Europa. No fim, porém, quando a partida se encaminhava para a prorrogação, sofreu o castigo de Llorente e o placar de 3 a 1 classificou o time da casa para a final da Liga Europa contra o Atlético de Madrid.

Continua depois da publicidade

Para os espanhóis, que esperavam uma final de Liga dos Campeões entre Barcelona e Real Madrid, o jeito foi se contentar com esta decisão caseira da segunda mais importante competição continental. Não será a Allianz Arena, em Munique, mas sim o Estádio Nacional, em Bucareste, o palco da decisão formada por equipes espanholas.

Jogando em casa, foram os bascos que tomaram a iniciativa. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Susaeta aproveitou bola ajeitada no peito por Llorente e venceu Rui Patrício e abriu o placar para o Athletic Bilbao. Mesmo tendo sofrido o gol, o Sporting não se desesperou e continuou fazendo o seu jogo e tentando, a medida do possível, impedir a troca de passes do Athletic.

O esforço do time português foi recompensado com o gol de empate, marcado aos 44 minutos por Van Wolfswinkel. O holandês pegou de primeira, de dentro da área, uma sobra de bola. Porém a equipe lusitana não teve no seu setor defensivo a mesma competência dos avançados.

Logo na saída de bola, os bascos voltaram a ficar na frente. Ibai Gómez não desperdiçou o belo passe de Llorente e tocou na saída de Rui Patrício.

Continua depois da publicidade

A segunda etapa começou com as duas equipes criando grandes chances. Cada time acertou a trave uma vez, primeiro com Llorente cabeceando no travessão do Sporting. Depois foi a vez de Insúa, com um arremate de fora da área, fazer a bola explodir no poste de Iraizoz.

Quando a prorrogação parecia o fim mais provável para a semifinal, apareceu o heroi Llorente. Um chute cruzado, quase sem ângulo, que surpreendeu Rui Patrício. Após o apito final Llorente cai aos prantos diante da loucura que tomou conta das arquibancadas do San Mamés.

O orgulho basco nunca esteve tão em alta. O Athletic Bilbao está em uma final europeia pela segunda vez, a outra foi na Copa da Uefa (antecessora da Liga Europa) na temporada 1976/77. Na ocasião a Juventus ficou com o título.