As dificuldades na coleta de lixo em Florianópolis persistem ainda nesta segunda-feira (14). Os problemas iniciaram na terça-feira (8), após o fim do contrato emergencial estabelecido entre a Prefeitura da Capital e empresa Amazon Fort. A prefeitura informou que o serviço de coleta nos bairros continentais e no Norte da Ilha passou a ser feito pela FG Soluções Ambientais e que seria regularizado até esta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Desde a mudança das empresas, novamente feita sem licitação, moradores dos bairros passaram a relatar que o lixo não está sendo coletado com a frequência de costume. Ainda no comunicado divulgado na terça-feira, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pedia a compreensão dos moradores, pois seria necessário um período de transição. A prazo para normalização dos serviços era esta segunda-feira (14). Em uma nova nota, a Secretaria informou que o serviço deve ser regularizado ainda nesta semana e que está fiscalizando os pontos onde a coleta não foi feita.

Uma moradora do bairro Rio Vermelho, identificada como Maria Luiza, informou à NSC TV que desde quarta-feira (9) o caminhão de lixo não passa na Servidão Manoel Sabino de Menezes. Ela afirma que normalmente, a coleta é feita às terças, quintas e aos sábados, porém desde a última semana apenas os caminhões da coleta seletiva, de recicláveis, da Comcap passou pelo bairro. Os sacos de lixo começaram a acumular nas ruas, e, por conta disso, ela e outras moradoras da região passaram a guardar os rejeitos dentro das próprias casas.

O repórter da NSC TV, Juan Todescatt, esteve no Rio Vermelho na manhã desta segunda-feira (14) e identificou que o problema persistia, com sacos de lixos acumulados nas ruas. Já em Ratones, onde moradores também relataram e registraram vídeos do lixo acumulado nas ruas na última semana, a coleta foi feita.

Continua depois da publicidade

A empresa FG foi contratada para fazer a coleta de lixo no Continente e no Norte da Ilha por um período mínimo de 180 dias. O valor do contrato é de R$ 9.226.454,76, segundo o Diário Oficial, publicado na terça-feira (8).

No feriado prolongado de 14 e 15 de novembro, a coleta de lixo não será feita na maioria das regiões de Florianópolis. As exceções são os bairros continentais e no Norte da Ilha, onde a coleta é terceirizada.

Leia também

Óleo em avenida de Florianópolis provoca ao menos cinco acidentes em 30 minutos

Harmonia do Samba e mais atrações encerram a 3ª noite de Folianópolis 2022; veja programação

Enem em Florianópolis tem ansiedade na porta, lancheira reforçada e aposta sobre redação