Trabalhar extraclasse com os alunos sobre o efeito devastador que o lixo causa no lugar em que vivem, ocasionando principalmente o entupimento de bueiros e bocas de lobo das ruas do bairro, é o objetivo de um projeto desenvolvido na Escola Básica Municipal Professora Ivone Teresinha Garcia, em Camboriú. O Bairro Santa Regina teve um grande desenvolvimento na última década, devido principalmente ao investimento imobiliário, mas o aumento populacional gera, consequentemente, o aumento de consumo, que gera a produção de lixo de diversos tipos.

Continua depois da publicidade

Basta passear pelas ruas do bairro para encontrar concentrações de resíduos de material de construção civil e, principalmente, lixo domiciliar. Quando chove, o problema aumenta. Com a intensidade pluviométrica típica de nossa região somada ao vento que carrega o lixo, animais de rua que o espalham, entre outros agravantes, são comuns a ocorrência de alagamentos e enchentes. Neste contexto, é fundamental sensibilizar a comunidade sobre a relevância da questão do lixo em nosso município – que pode ser igualado ao desmatamento, escassez de água potável e agressão à camada de ozônio – problema este que precisa ser pensado conjuntamente com toda a população e órgãos públicos. Com isso, a escola é um dos espaços fundamentais para discutir e buscar soluções para esta questão.

O capitalismo nos tornou consumistas ao extremo, cada vez mais queremos coisas mais modernas e melhores. Se de um lado temos o que nos satisfaz, de outro, estão a sucata, os resíduos, as embalagens, os restos, enfim, tudo aquilo que chamamos de lixo. O ideal seria torná-lo útil; enviando para a coleta seletiva; reciclando-o; fazendo-o renda para muitos que dele dependem. O destino correto que a sociedade não dá ao lixo se torna problema de todos, principalmente quando a água alaga ruas, transborda os rios, invade as casas. O lixo nosso de cada dia é problema de todos nós!

Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas, e quanto maior a cidade, mais as adversidades são acentuadas.

Continua depois da publicidade