Numa das mais belas praias do Norte da Ilha, a Daniela, ao invés de levar seu lixo para casa depois de um lindo dia de sol, alguns banhistas simplesmente o abandonam na praia, poluindo o meio ambiente e, em especial, a restinga que ali ainda é preservada. Como se não bastasse isso, algumas senhoras disfarçadas de madames levam seus cachorrinhos para caminhar na areia. O leitor Bira Ramos chama a atenção para esses dois aspectos e alerta para a necessidade de união de todos, especialmente dos moradores da Praia da Daniela, no sentido de preservá-la para as futuras gerações.

Continua depois da publicidade

Gás natural chega ao Mercado Público

Iniciaram-se nesta semana as obras de expansão de malha para interligação do Mercado Público de Florianópolis à rede de distribuição de gás natural. As obras integram o projeto de reestruturação e modernização do prédio, que é tombado pelo patrimônio cultural municipal e que já teve duas vezes suas instalações parcialmente destruídas por incêndios – a primeira, devido a um vazamento de GLP, em 1988. Por ser mais leve e dissipar-se mais rapidamente, dispensar estocagem de botijões e entrar em combustão somente em uma faixa de concentração muito estreita (entre 80% e 90%), o gás natural é uma alternativa mais segura que o GLP na prevenção de acidentes. O gás virá pela derivação de um ramal existente na Rua Conselheiro Mafra, nas imediações do prédio da prefeitura, segue pelas ruas Bento Gonçalves e Francisco Tolentino, alcançando o Mercado Público. Durante o Carnaval as obras serão interrompidas.

O Posto de Saúde e a poeira

Continua depois da publicidade

O leitor Dalmir foi ao Posto de Saúde de Santo Antônio de Lisboa na sexta-feira e enfrentou uma superlotação. Mas o que mais o impressionou foi um buraco na parede para a instalação de um aparelho de ar-condicionado. É certo que ele irá proporcionar mais conforto, mas a intensa poeira a que foram expostos especialmente idosos e crianças poderia ser evitada se o trabalho fosse feito em um horário alternativo ao atendimento dos pacientes, não?

Por onde anda?

A leitora Janice Xavier me fez uma pergunta para a qual não tive resposta: “Por onde anda aquela exigência legal da Declaração Anual de Quitação de Débitos que as lojas e empresas de serviços deveriam enviar, referentes ao ano anterior?”. Boa pergunta, Janice…