Sem casas por perto, pouco movimentada e com iluminação precária, a rua Walter Berner, situada ao lado do rio Itajaí-Açu, tornou-se motivo de reclamação. Aproveitando-se destas condições, quase sempre à noite algumas pessoas encostam o carro para depositar entulho.
Continua depois da publicidade
Morador de uma rua vizinha, Jeferson Boeringer tem de passar por ali todos os dias. Ele já está habituado a ver sobras de materiais de construção e até animais mortos ou abandonados:
– Eles colocam os animais, geralmente cachorros, em uma caixa. A gente se aproxima e aí dá para ver que a maioria é filhote, mas tem também alguns maiores.
Boeringer diz que a queixa dos moradores da região é antiga e sempre que cruza a rua observa a ocorrência de novos descartes.
Além de ter de lidar com o lixo à beira da estrada e do rio Itajaí-Açu, quem passa pela Walter Berner também enfrenta boa parte da via em chão batido. A continuidade do asfaltamento é outra cobrança dos moradores das redondezas.
Continua depois da publicidade
>>> E agora?
O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Faema), Jean Carlos Naumann, disse que desconhecia a existência de reclamação sobre o descarte de lixo na rua Walter Berner.
Afirmou que a nota do Santa nos Bairros será tomada como denúncia, para que a fiscalização vistorie o local. A tarefa é identificar os responsáveis pelos entulhos ou os donos dos terrenos, que serão notificados e deverão limpar e isolar a área.