Um lixão a céu aberto tem preocupado moradores do bairro Aventureiro, em Joinville. A situação, inclusive, tem sido apontada pelas famílias como criadouros do mosquito da dengue, além da presença de outros animais e mau cheiro.

Continua depois da publicidade

 Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

O local abrigava um galpão de reciclagem, mas em dezembro de 2023, paredes desabaram após uma tempestade. Por conta disso, em janeiro deste ano, a Defesa Civil interditou o prédio. Com os trabalhos travados, o espaço foi demolido, mas o lixo permaneceu.

Veja fotos do lixão a céu aberto em Joinville

De acordo com a moradora Solange Silveira, a situação está assim há três meses. Ela afirma que moradores já contraíram dengue e que eles acionaram a prefeitura de Joinville, mas não tiveram retorno. 

Continua depois da publicidade

— Muitos vizinhos sofrem com dengue e isso nos preocupa. Tem ratos e outros bichos que invadem as casas. Além do mau cheiro, o sol fica ainda mais intenso. Moradores acionaram a prefeitura, mas dizem que nunca foram atendidos — explica. 

Além do lixo deixado pela empresa de reciclagem, Solange cita que moradores jogam itens no terreno. 

Desde a última terça-feira (12), após moradores mandarem mensagens expondo o caso para o Jornal do Almoço, da NSC TV, máquinas passaram a trabalhar na limpeza do terreno. 

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Joinville, por meio da secretaria de Infraestrutura, ressalta que trabalha na organização e separação dos resíduos desde esta segunda-feira (12). A expectativa do município é de que os trabalhos de limpeza sejam finalizados até a próxima semana.

Continua depois da publicidade

*Com informações de Guilherme Barbosa, repórter da NSC TV

Leia também

Dona da rede Condor e lojistas se reúnem para discutir futuro de shopping de Joinville

Autorização para prédios mais altos de Joinville geram R$ 6 milhões para cofres da cidade

Projeto com energia solar criado por escola de Joinville é selecionado para evento nos EUA