Durante quatro anos, Felipe Bündgens registrou incessantemente um encantamento. Entre 1922 e 1926, ele fotografou todos os ângulos da construção da ponte que prometia ligar a Ilha de Santa Catarina ao Continente.
Continua depois da publicidade
A coleção completa, com exatas cem fotografias de um trabalho tão impressionante quanto a própria obra, está reunida e creditada pela primeira vez em Ponte Hercílio Luz do Sonho à Realidade – Depoimento Fotográfico, que será lançado nesta quarta-feira às 19h na Assembleia Legislativa, na Capital.
– São quatro anos de fotografias. É uma determinação muito grande. Ele acreditava que a ponte seria construída. Imagina ficar quatro anos fotografando uma obra, passando por problemas como a ponte passou: falta de verba, financiamento, refinanciamento, mudança de governo, a morte de Hercílio Luz. E ele continuou ali – afirma o organizador do livro, Marco Aurélio Ramos.
O material tem como base o acervo de Felipe Bündgens, engenheiro alemão que ocupava a diretoria de Obras Públicas do governo catarinense na época. A coleção foi mantida pelos herdeiros e cedida ao fotógrafo Cláudio Brandão, responsável pelo tratamento e digitalização das imagens:
Continua depois da publicidade
– Eu vi essas fotos pela primeira vez no estúdio do Cláudio Brandão, no Cacupé. Ele me mostrou as fotos, e eu senti a possibilidade de fazermos um livro. Foi por 1997, 1998.
O plano começou a ser viabilizado nos últimos dois anos, com captação de recursos por meio da Lei Rouanet – SC Gás e Tractebel patrocinaram o livro. A edição caprichada privilegia as fotografias, muitas delas já conhecidas, especialmente por compartilhamento em redes sociais, mas reunidas em ordem cronológica e com qualidade incomparável.
– A gente vê muitas fotografias dessas por aí, pela internet. As pessoas também vendiam na calçada aqueles quadrinhos, mas não se tinha ideia de quem era o autor – diz Ramos.
Continua depois da publicidade
Folheando o livro é possível acompanhar a evolução cronológica da obra através do olhar de Bündgens, que também mostra os homens por trás da construção – de autoridades como o governador Hercílio Luz e os secretários Adolfo e Victor Konder – aos operários.
Agende-se
O quê: Lançamento do livro Ponte Hercílio Luz – Do Sonho à Realidade
Quando: quarta-feira, 4 de setembro, às 19h
Onde: Hall da Assembleia Legislativa de SC (Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Ponte Hercílio Luz – Do Sonho à Realidade.
De Felipe Bündgens (fotografias). Org. de Marco Aurélio Ramos. Lançamento Bernúncia Editora, com 132 páginas. O livro não será vendido.