Um importante registro chega às mãos dos catarinenses no dia 3 de junho, em Joinville; e no dia 4, em Florianópolis: o livro A História da Polícia Ambiental de Santa Catarina (Editora Areia, 276 páginas). A produção feita pelo escritor Donald Malschitzky conta a criação e os momentos mais marcantes da história de homens que se dedicaram a construir sistemas e ações de proteção à natureza no Brasil.

Continua depois da publicidade

A história do policiamento ambiental no país teve início em 1605, com a publicação do "Regimento do Pau Brasil", pelo Rei Felipe III. O livro também fala da legislação ambiental de mais de dois milênios atrás, desmistificando a crença de que a preocupação com o meio ambiente só existe há poucas décadas.

Já a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina tem uma história de apenas 29 anos mas, nesse tempo, transformou-se em uma instituição reconhecida como exemplo de atuação para as corporações similares em todo Brasil. Como isso aconteceu, quem foram e ainda são seus personagens, as dificuldades e conquistas, tudo está narrado no livro.

Malschitzky entrevistou muitos dos personagens, ouviu histórias, pesquisou e confrontou dados. Além de fidelidade aos fatos, uma das preocupações do autor foi escrever uma obra que fosse lida com prazer por todas as pessoas, e não apenas mais um livro de história, técnico, com linguagem e termos complexos. Por isso, há um capítulo totalmente dedicado à contação de "causos" que os policiais viveram nestas três décadas de atuação em Santa Catarina.

O livro também será lançado em evento no quartel da Polícia Militar Ambiental de Florianópolis nesta terça-feira. Depois, terá exemplares à venda na Feira do Livro de Joinville, entre 7 e 16 de junho.

Continua depois da publicidade