Os 60 anos de vida estão prestes a chegar. Como você se sente sabendo que a aposentadoria está perto e que em breve entrará para a categoria de ¿idosos¿? Triste, desanimado, achando que sua época já passou? Ou fica cheio de energia, se preparando para viver com alegria e disposição esta nova fase da vida? Já decidiu o que você vai ser quando envelhecer? Se não pensou ainda sobre isso, talvez seja hora de começar. Preparar-se para a velhice é um dos muitos ensinamentos do livro que a jornalista Lena Obst lança hoje em Florianópolis, e que recebeu o sugestivo nome de O que você vai ser quando envelhecer?
Continua depois da publicidade
— Sempre quis escrever sobre este tema, mas de uma maneira simples e objetiva, para que pessoas de todas as idades pudessem mergulhar no texto e se identificar — diz Lena.
Não é sem motivo que o assunto envelhecimento gera tanto interesse da sociedade. A cada ano, cerca de 650 mil brasileiros chegam aos 60 anos. Mas parar de trabalhar e se aposentar não está nos planos da maioria dos ¿novos velhos¿. Eles querem continuar economicamente ativos e desfrutar de saúde para aproveitar os anos que ainda os aguardam.
— Hoje, estas pessoas são responsáveis por uma nova evolução de costumes e vêm mudando a forma de encarar a vida. Mantêm-se participativos e desempenham papéis protagonistas na família e na sociedade. São também consumidores desejados nos mais diversos setores de produtos e serviços, movimentando a economia por onde passam — ressalta a escritora.
Especialista em jornalismo de saúde, Lena Obst aborda o tema colocando em primeiro plano o bem envelhecer, mas de uma maneira realista, sem a ¿fantasia da melhor idade¿, como ela mesma diz. Para isto, pesquisou muito, entrevistou mais ainda e escreveu sobre as várias faces do assunto, desde as definições que cercam a chegada da maturidade até as orientações de como cuidar do corpo e da mente. Previdência, economia, mercado de trabalho, sustentabilidade, acessibilidade, educação, tecnologia, sociedade e mudanças fazem parte de um grande apanhado de ideias e pensamentos. Para chegar a este resultado, a autora entrevistou dezenas de pessoas, de todas as áreas e de várias regiões brasileiras. O maior desafio do trabalho, diz ela, foi a coleta de dados para traçar o perfil dos idosos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Depoimentos extraídos do livro