Na edificação que tem assinatura do arquiteto Jair Medeiros Filho, o designer Sandro Clemes desenvolveu o conceito da ambientação desta residência em Florianópolis para as áreas social e íntima. Este setor tem aproximadamente 100 metros quadrados, incluindo os três dormitórios – um dos quais, equipado com closet -, dois banheiros e sala íntima (alto).
Continua depois da publicidade
Ao longo do processo criativo, Clemes foi fortemente influenciado pela leitura recente do livro O Sentido de Ordem, do historiador da arte do século 20 Ernst Gombrich. Nessa obra, de 1979, o austríaco trata da presença dos padrões na vida humana, seja em estampas, tramas tecidas, pavimentos, na natureza ou na arte decorativa.
– Este texto me colocou mais pensativo e animado quanto ao uso de estampas com grafismos retrô, palha, tramas e texturas diversas. Também tornou mais atenta a minha observação sobre ritmo e fluidez nas composições dos espaços – diz.
Nostalgia mixada à contemporaneidade
O resultado dessas influências e decisões são ambientes funcionais, confortáveis, discretamente lúdicos, com atmosfera nostálgica e ao mesmo tempo atual. A paleta de cores contempla base neutra, com branco, off-white, beges e cinza. Há pontos de cores vibrantes como vermelho, amarelo e azul.
Continua depois da publicidade
Nos pisos, a garapeira reveste a maioria dos cômodos, à exceção do hall e da varanda, que receberam placas cimentícias e porcelanato rústico, respectivamente. O trabalho de artistas gráficos, ilustradores e fotógrafos marca todos os espaços da residência, em pôsteres e fotos originais de cinema, ilustrações de Galvão, Fábio Dudas e Ivan Jerônimo. Essas escolhas são coerentes com a bagagem literária inspiradora.