Continua depois da publicidade
O objetivo é divulgar alguns estabelecimentos e pontos turísticos do Litoral. A ideia surgiu da iniciativa privada e mais do que um guia, reúne indicações particulares de pessoas que conhecem muito bem a região. Criado da união entre empresários dos três municípios, a publicação chega à segunda edição em 2012 com 11 “tesouros” considerados imperdíveis pelos organizadores do material.
_ Os turistas perguntavam onde comer e em que pousada ficar e a gente sempre indicava os mesmos lugares. Eram pontos que conhecíamos e que podíamos indicar sem problema. Então há dois anos resolvemos reunir todas essas dicas em um lugar só _ conta Leila Leyser, uma das produtoras do livreto.
O conteúdo não se limita a uma propaganda dos restaurantes e pousadas. Ele traz também histórias e curiosidades da Costa Esmeralda e de pontos turísticos, como a Ilha de Porto Belo. A intenção é que o cliente e turista possa desfrutar das belezas naturais, de boas hospedagens e de gastronomia de qualidade. Para fortalecer a integração entre os contemplados no guia, foi criado um atrativo diferente: em cada estabelecimento em que o visitante passa, ele ganha uma nota simbólica _ que dá desconto verdadeiro de R$ 3 em qualquer outro participante do livreto.
_ Nesse ano vai ser feito o lançamento para explicar a todo o trade envolvido como o guia funciona, inclusive essa questão do desconto. No primeiro ano os clientes recebiam o material e ficavam satisfeitos, mas não existia uma quantificação. Não sabíamos se o visitante estava realmente usando o conteúdo _ explica Leila.
Continua depois da publicidade
O Pequenos Tesouros da Costa Esmeralda 2012 começou a ser montado na metade do ano, e outros empresários manifestaram interesse em participar, mas não houve mais tempo para possíveis inclusões nesta edição. O projeto tem apoio da Sicredi e do Sebrae.