Engravidar – Sim é Possível – Os novos recursos e as técnicas de reprodução assistida reúne informações preciosas sobre a saúde reprodutiva e os mais avançados métodos de reprodução assistida disponíveis hoje. Traz ainda explicações sobre como o temperamento do homem e da mulher bem como os hábitos alimentares, a interação sexual e a prática de exercícios físicos fazem, sim, parte desta batalha pelo sonho de ter um bebê.

Continua depois da publicidade

O lançamento é da Editora Alaúde em parceria com a Bayer Schering Pharma. A obra é de autoria do médico José Bento de Souza, especialista em ginecologia e obstetra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP).

– Durante boa parte do período reprodutivo, o casal de hoje se preocupa em evitar a gravidez. Por isso, toda a atenção volta-se aos métodos contraceptivos e aos planos de carreira e estabilidade. Quando decidem engravidar, homem e a mulher começam a pensar em fertilidade. É geralmente nessa fase que podem surgir dúvidas sobre fertilidade ou frustração. Raramente o casal está bem informado sobre a relação entre a fertilidade, o comportamento, a alimentação, o nível de estresse e a saúde reprodutiva – afirma o especialista.

No capítulo 1, Dr. José Bento esclarece a diferença entre infertilidade e esterilidade. Como o autor mostra, é preciso ter calma e esperar alguns meses antes de começar a investigar se o casal é infértil, já que as chances de conceber um bebê por meios naturais são de 20% ao mês. Se, após 12 meses de tentativas, o casal ainda não tiver engravidado, recomenda-se procurar um especialista. Cerca de 10 milhões de casais brasileiros têm dificuldade de conceber, mas, segundo o autor, para a maior parte destes casos a gravidez é possível através de tratamentos.

Alguns fatores comuns para a infertilidade do casal são: sintonia sexual, problemas reprodutivos do homem e/ou da mulher, a idade, o grau de estresse, os hábitos alimentares e comportamentais e, ainda, infertilidade sem causa aparente. O autor ressalta que a sintonia sexual do casal tem grande peso quando se trata de dificuldade de engravidar. A baixa freqüência de sexo e a falta de cumplicidade afetiva podem reduzir as chances de gravidez. Como o autor mostra, uma boa vida sexual depende de uma boa convivência.

Continua depois da publicidade

Outro aspecto de fundo comportamental que interfere na fertilidade é a maneira como mulher e homem se comunicam na cama e fora dela. As brigas e os conflitos diários acabam sendo transportados para o momento da relação sexual. Por isso, o diálogo e o entendimento no dia a dia influenciam para que o ato sexual seja prazeroso. Atento a isso, Dr. José Bento dá dicas para o casal afastar o estresse do sexo e aprofundar a harmonia.

O autor percorre todos os problemas reprodutivos que afetam os homens, já que em cerca de 30% dos casais inférteis a causa está direta ou indiretamente ligada ao sexo masculino. Diversas doenças podem afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozóides no sêmen e, para diagnosticar as causas, o autor explica como funciona o sistema reprodutor masculino, as principais doenças responsáveis pela infertilidade, diagnósticos, exames e tratamentos. As doenças mais importantes que podem causar infertilidade são: infecções, varicocele e problemas imunológicos. O autor aborda ainda os tratamentos mais eficazes para estas doenças.

Já os problemas reprodutivos da mulher, que representam outros 30% das causas da infertilidade do casal, são o tema do capítulo 4. Dentre os fatores responsáveis estão doenças que atingem todo o trato reprodutor e outras causas crônicas, tais como diabetes, câncer e endocrinopatias. A Síndrome dos Ovários Policísticos, que atinge uma grande parcela da população feminina, é extensamente abordada no livro. Os miomas uterinos, tumores benignos que se formam no útero e no colo cervical, e que afetam entre 20 e 30% das mulheres, também merecem no livro grande atenção. Outra causa freqüente de infertilidade da mulher, segundo a obra, é a endometriose, resultado da localização de células do endométrio em outras partes da cavidade uterina, causando inflamação. A infertilidade pode ser um dos sintomas da endometriose ou, muitas vezes, uma conseqüência dela. Seja por tratamento ou por intervenção cirúrgica, a doença tem cura.

Mas uma dúvida freqüente quando o assunto é fertilidade refere-se à idade, tema do capítulo 5. Com a posição de destaque da mulher no mercado de trabalho, o desejo de ser mãe tem sido cada vez mais adiado, causando diminuição da fertilidade da mulher. Após os 40 anos, ela está sujeita a desenvolver distúrbios ginecológicos que afetam a fertilidade e as chances de gravidez passam de 20% para 5%. Por isso, o autor explora em detalhes as técnicas de reprodução capazes de proporcionar a gravidez a mulheres a partir dos 40 anos.

Continua depois da publicidade

O autor alerta que os homens também perdem parte da capacidade reprodutiva com a idade, apesar de a mudança não ser tão abrupta como acontece com as mulheres. Uma vez diagnosticado o obstáculo à gravidez, o casal precisa enfrentar decisões difíceis, tais como a escolha entre diferentes tratamentos, a adoção ou, simplesmente, não ter filhos.

O médico demonstra, a partir de estudos, que outros fatores interferem na fertilidade do casal – o estresse e os hábitos alimentares e comportamentais são alguns deles. O ginecologista aprofunda no capítulo 6 as dificuldades psicológicas e interferências causadas pelo estresse no sonho de ter um filho. Maus hábitos alimentares e consumo de cigarro, drogas e bebidas também têm peso na dificuldade de engravidar.

Assim, a relação entre reprodução e alimentação é fundamental, de acordo com o médico. A obesidade e os transtornos alimentares, por exemplo, podem dificultar a gravidez. No livro, o autor vai além: indica alimentos capazes de ajudar no tratamento de doenças (como a endometriose e a síndrome do ovário policístico) e aqueles que estimulam a fertilidade.

Com os avanços na medicina, no entanto, os casais com dificuldade de conceber podem realizar o sonho de ter um filho. No último capítulo, Bento aborda as variadas técnicas de reprodução assistida atuais à disposição dos casais com dificuldade de engravidar, seus prós e contras, qual indicação e a probabilidade de sucesso – desde coito programado até ovodoação, as técnicas e as orientações do Dr. José Bento podem auxiliar essas pessoas.

Continua depois da publicidade

Serviço

:: Engravidar – Sim, é possível

:: Autor – José Bento de Souza

:: Editora Alaúde

:: 128 páginas

:: Preço – R$ 45