O colunista Claudio Loetz está em férias. Ele volta a escrever neste espaço em 30/6.
Continua depois da publicidade
O jovem empresário Danilo Conti, de 27 anos, assume a Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side) de Joinville com um discurso de trabalho centrado na continuidade.
Empreendedor das áreas publicitária e de marketing – é um dos fundadores da Agência iZi -, ele chega à pasta com a chancela da Associação Empresarial de Joinville (Acij), onde presidia, até então, o Núcleo de Jovens Empresários da entidade.
À frente da Side, seus primeiros esforços estarão concentrados na organização do Encontro Brasil-Alemanha, que “está batendo na porta” – o evento, o principal do ano para Joinville na avaliação do prefeito Udo Döhler, ocorre entre os dias 20 e 22 de setembro.
A duplicação da avenida Santos Dumont e melhorias no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola são outras duas grandes prioridades.
Continua depois da publicidade
Estas bandeiras já estavam na agenda diária do ex-titular da pasta, Jalmei Duarte, que deixou a Side no início do mês para assumir a presidência da Companhia Águas de Joinville. Conti, aliás, não poupa elogios ao antecessor. Ele e Jalmei são amigos pessoais.
O novo secretário revela que os dois sempre conversavam sobre os desafios e as atribuições da pasta. Justamente por isso, diz estar familiarizado com os temas tratados pela Side e à vontade para encarar o desafio, embora admita ter ficado surpreso ao descobrir que seu nome circulava pelos bastidores.
– Eu soube (que o seu nome estava sendo cotado) pelo jornal – conta, citando nota publicada pela coluna há quase duas semanas.
Conti foi empossado na manhã desta terça-feira, poucas horas depois de, na reunião da Acij na noite anterior, aceitar o convite oficial do prefeito para se juntar ao time do secretariado municipal.
Continua depois da publicidade
Leia os últimos textos do colunista Claudio Loetz
O convite
– Foi uma surpresa, mas uma surpresa boa. Não demorei para aceitar. A sensação é de que o meu trabalho no núcleo (de jovens empresários da Acij) foi reconhecido pelo prefeito. É uma responsabilidade enorme.
Mensagem de Udo
– Quando o prefeito me fez o convite oficial, me deu 30 segundos para pensar. Respondi em um e ganhei 29 de crédito. Ele me pediu para dar atenção especial ao Encontro Brasil-Alemanha, que está batendo na porta. É o evento mais importante do ano para Joinville. Vou me inteirar mais sobre ele nos próximos dias.
Relação com Jalmei
– O Jalmei é um amigo pessoal meu. A gente sempre conversava para saber como melhorar Joinville. Ele sempre me atualizava dos temas da secretaria, o tempo todo estava me abastecendo com informações. O fato de ele ter sido secretário e ter feito um belíssimo trabalho me fez acreditar na proposta e aceitar o convite.
Santos Dumont
– A duplicação é um tema complicado e que está na nossa pauta. Vamos ter reuniões nos próximos dias sobre isso. Precisamos do apoio do governo do Estado para aplicar os R$ 7 milhões que foram destinados para as desapropriações.
Continua depois da publicidade
Aeroporto
– O aeroporto continua sendo uma prioridade. Vamos manter essa proximidade junto à Infraero conquistada durante a gestão do Jalmei, que trouxe o ILS. Ainda temos que desmistificar o boato de que não pousa mais avião em Joinville. Não dá para aceitar mais voar de Curitiba.
Gestão pública e privada
– No setor público, a gestão de pessoas é fundamental. Tem que saber fazer política para fazer as coisas acontecerem. Como empresário, eu tenho autonomia para trocar o time se necessário. No poder público, tem menos (autonomia), mas nada como uma boa conversa para resolver as coisas. Vou procurar escutar quem já tem mais experiência. O Ari (Vieira, gerente da Side) e o Marcos (Vieira, diretor da pasta) vão me ajudar muito.
Inovação
– A inovação já está no DNA da secretaria (a pasta é responsável pela organização do Fórum de Inovação de Joinville e Região, por exemplo, e está ligada ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), mas quero aproveitar minha experiência nesta área (também é diretor de tecnologia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor) para estimulá-la ainda mais. Mas ainda precisamos elaborar um plano de trabalho neste sentido.
Relação com empresários
– Quero ampliar o diálogo com a classe empresarial, me relacionar mais com os empresários. Precisamos fomentar novos negócios para aumentar a arrecadação do município.
Continua depois da publicidade