O colunista Claudio Loetz está em férias. Ele volta a escrever neste espaço em 30/6.
Continua depois da publicidade
O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (Ices), indicador calculado pela Sustentare Escola de Negócios que aponta o nível de confiança das empresas com os rumos da economia, apresentou uma recuperação na média geral no segundo trimestre do ano, mas houve queda acentuada nos subíndices para a economia brasileira.
O índice de abril a junho ficou em 38,68, contra 35,94 de janeiro a março. Por outro lado, no mesmo período do ano passado, o Ices no segundo trimestre era de 43,11.
A pesquisa foi respondida por 148 empresas das cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Guaramirim, Barra Velha, Araquari, Garuva, Itapoá, Blumenau, Itajaí, Florianópolis e algumas empresas no Estado do Paraná. De 0 a 50, considera-se que a confiança está pior. Acima de 50, o indicador reflete otimismo.
A queda em relação a 2014 foi registrada em subíndices como os de taxas de juros, taxas de câmbio, inflação e perspectivas para a economia brasileira. O subíndice de intenção/necessidade de novos investimentos também caiu, em linha com os demais indicadores, saindo de 32,90 para os atuais 28,04. Um reflexo da falta de clareza para realizar investimentos no momento.
Continua depois da publicidade
Leia os últimos textos do colunista Claudio Loetz
Energia
O governo do Estado lança na quarta-feira o SC + Energia – Programa Catarinense de Energias Limpas, programa cujo objetivo é ampliar o desenvolvimento e a eficiência energética. Santa Catarina conta, hoje, com 68 projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) já com licença para instalação (LAI) e 40 à espera dessa licença. Há, ainda, 130 projetos de PCHs, 96 empreendimentos com licença de operação (LAO) emitida e 17 unidades, entre eólicas e fotovoltaicas, requerendo licença ambiental prévia (LAP).
Armazenagem
A Aurora Alimentos finalizou a construção de um conjunto de armazenagem composto por oito silos com capacidade para 1 milhão de sacas de grãos no município de Cunha Porã. O valor total do investimento é de R$ 27 milhões. A estrutura representa uma ampliação de armazenamento de 62 mil toneladas, principalmente de milho.
Bem Mais Simples
Durante seminário regional que discutirá o Supersimples, que será realizado nesta segunda-feira na Fiesc, será assinado o acordo de implantação do Bem Mais Simples. A iniciativa busca desburocratizar os processos para abertura e fechamento de pequenas e médias empresas. O projeto-piloto foi lançado no Distrito Federal, mas o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC, Carlos Chiodini, explica que foi criado um modelo catarinense, que atenda às MPEs do Estado.
Cupom Social
Após fecharem parceria, a empresa Regispel e a Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD) lançaram na última semana, durante a Exposuper, o Cupom Social. O projeto vai destinar à ARCD parte do lucro líquido gerado pela venda das bobinas, que são utilizadas em caixas de atendimento de supermercados ou varejistas como lojas e farmácias. Em Santa Catarina, a Regispel é responsável pela fabricação de mais de 80% dos cupons de consumo dos catarinenses, como contas de água, luz e gás.
Continua depois da publicidade
Expansão
A Consistem, empresa de Jaraguá do Sul que desenvolve softwares de gestão, quer crescer 20% neste ano – e 60% nos próximos cinco anos. A empresa está contratando profissionais e vai reforçar investimentos em marketing. Uma ampliação da sede também está prevista. A obra deve ter início ainda neste ano.
BMW
A BMW passou a integrar o quadro de associados da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
Refrigerador
A Whirlpool realiza nesta terça-feira um evento para apresentar um novo refrigerador da marca Consul, que traz, segundo a empresa, melhor gerenciamento de espaço. Será em São Paulo.