O colunista Claudio Loetz está em férias. Ele volta a escrever neste espaço em 30/6.

Continua depois da publicidade

Em maio, 42.659 passageiros passaram pelo Aeroporto de Joinville, um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo mês de 2014. No acumulado de 2015, o Lauro Carneiro de Loyola já recebeu 207.098 pessoas, um incremento de 3,5% na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado. Os dados são da Infraero.

Se continuar neste ritmo, o terminal aéreo deve bater novo recorde de movimentação, muito impulsionado pelas melhorias em sua infraestrutura – 2015, por exemplo, será o primeiro ano cheio de operação do ILS, sistema que facilita manobras de aeronaves em condições climáticas adversas.

Em 2014, o aeroporto contabilizou 493.193 passageiros. Vale lembrar que a sala de embarque foi reformada e o terminal também ganhou novas opções em seu mix comercial no último ano. Aumentar a oferta de voos e diminuir os preços das passagens continuam sendo os principais desafios para torná-lo ainda mais competitivo.

Mais passageiros, menos aviões

Continua depois da publicidade

Um detalhe chama a atenção entre os números da Infraero. A movimentação de passageiros no aeroporto subiu de janeiro a maio deste ano na comparação com 2014, mas o número de pousos e decolagens diminuiu 25,5%. Quer dizer que um número menor de aeronaves está chegando ou saindo de Joinville.

O terminal está recebendo aviões maiores, com mais capacidade de transporte. Esta era uma expectativa da administração local após a atualização do pavement classification number (PCN, ou número de classificação de pavimento, em português). O indicador, que subiu de 33 para 51 no ano passado, mede a capacidade de resistência da pista.

Leia os últimos textos do colunista Claudio Loetz

Cortella

O filósofo Mario Sergio Cortella faz palestra nesta terça-feira no auditório da Faculdade Cenecista, em Joinville, às 19 horas. O evento é promovido pelo núcleo de escolas de educação profissional da Acij.

CDL nos bairros

A CDL de Joinville promove nesta terça-feira a segunda edição do Projeto CDL nos Bairros a partir das 19h30, na Paróquia São Judas Tadeu, no Itaum. O encontro terá palestra, coffee break e apresentação dos serviços oferecidos pela entidade.

Continua depois da publicidade

Na Acij

Convidado da reunião de ontem da Acij, o cônsul honorário do Paraguai, Valter Ros de Souza (foto), destacou que a Lei da Maquila vem mudando o perfil daquele país, cujo PIB cresceu 14,1% em 2013.

Um dos pilares desse desenvolvimento são as chamadas “maquiladoras”, empresas que importam peças e componentes de matrizes estrangeiras para que os produtos sejam manufaturados (montados) no Paraguai e depois exportados. A Acij prepara missão para a capital paraguaia, Assunção, ainda neste ano.

Mudança portuária

A linha asiática ASAS, responsável por 40% da movimentação de cargas no Porto de Itajaí, passará a operar pela Portonave, de Navegantes. Os últimos detalhes estão sendo acertados e a previsão é que a mudança efetiva das atracações ocorra em meados de agosto.

Jovem aprendiz

A Whirlpool está com 20 vagas abertas em Joinville na área administrativa para jovens aprendizes entre 16 e 23 anos. Os candidatos precisam estar cursando ou ter concluído o ensino médio e dispostos a conciliar o trabalho com o curso de assistente administrativo do Senai. Para participar, os jovens devem ser indicados por um colaborador da empresa. As inscrições vão até 30 de junho.

Continua depois da publicidade