O fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos em Santa Catarina será tema de uma live com especialistas às 18h desta segunda-feira (29). Os impactos da medida no combate à pandemia de Covid-19 serão discutidos na transmissão, que acontecerá pelo YouTube, Facebook do NSC Total e Twitter do DC.

Continua depois da publicidade

> Máscaras não serão mais obrigatórias em ambientes abertos em SC

​O uso do equipamento de proteção individual foi dispensado no Estado pelo decreto editado pelo governador Carlos Moisés na última quarta-feira (24). O uso de máscaras segue obrigatório em espaços fechados, incluindo o transporte coletivo, e espaços abertos onde não é possível manter o distanciamento.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Um dos convidados é Sérgio Torres de Freitas, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O docente preside a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, órgão que assessora a Reitoria em decisões relacionadas à Covid-19.

Continua depois da publicidade

Para comentar a medida, a live também terá participação de Carolina Ponzi, médica infectologista pela Universidade de São Paulo (USP), professora do curso de Medicina da Unochapecó e secretária da Sociedade Catarinense de Infectologia.

Novas regras

O uso do equipamento de proteção tanto em ambientes abertos quanto fechados era obrigatório desde abril de 2020. A partir de março, uma multa de R$ 500 passou a ser aplicada nos flagrantes de descumprimento. Essa penalização segue valendo para casos de reincidência.

Apesar da mudança da norma no nível estadual, os municípios têm autonomia para decidir se flexibilizam o uso do equipamento. No entanto, a medida do governo de SC foi seguida pelas maiores cidades catarinenses. O uso de máscara em ambientes abertos não é mais obrigatório em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages.

> Maiores cidades de SC liberam uso de máscara em locais abertos

A flexibilização do uso de máscaras foi recebida com críticas pela UFSC, que enviou um ofício ao governador alertando para os riscos da medida no combate à pandemia. Além da universidade, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está avaliando a decisão.

Continua depois da publicidade

Acompanhe ao vivo

Leia também

Supermercados de SC citam “risco de contágio” e mantêm obrigação do uso de máscaras

Liberar máscaras em locais abertos só reflete o que já é realidade em SC

Passaporte da vacina começa a valer em Florianópolis; saiba as regras