O Litoral Norte está sendo atendido com cinco médicos nesta primeira etapa do programa Mais Médicos. Eles vão trabalhar nas cidades de Itajaí, Itapema, Bombinhas e Porto Belo.
Continua depois da publicidade
O calendário dos médicos brasileiros é diferente dos que se formaram no exterior, que começarão a trabalhar em 16 de setembro. Daqui a duas semanas, depois do curso de aperfeiçoamento no Rio de Janeiro, chegará o segundo grupo de profissionais. Serão três médicos estrangeiros – naturais de outros países ou brasileiros com formação no exterior – que irão se estabelecer em Itajaí (dois médicos) e Navegantes (um médico).
Nas secretarias municipais de saúde, a expectativa é de que até quarta-feira todos os contratados estejam atendendo os moradores.
– Há casos, como no Bairro Rio Bonito, em Itajaí, em que cada médico é responsável por atender de 450 a 500 pessoas por mês. É importante podermos fazer o trabalho de prevenção – diz Jonilda Hugen Souza Vieira, responsável pela área de saúde da família na prefeitura de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Em Navegantes, cidade que receberá reforço de um profissional no dia 16, o secretário de Saúde comemora.
– O médico já esteve visitando a cidade e será muito bem-vindo, pois o Nossa Senhora das Graças é muito carente de profissionais. É uma região que tem muita gestante e muita criança – analisa Samuel Paganelli, secretário de Saúde de Navegantes.
Para onde vão os médicos
Bombinhas
Um médico clínico-geral chegou segunda-feira à cidade. Ele veio de Manaus e conheceu o Posto de Saúde de Zimbros, onde vai trabalhar. Nesta terça, devem começar os atendimentos. Este será o segundo médico da unidade, que é considerada a de maior demanda espontânea do município (quando o paciente aparece sem consulta marcada).
Continua depois da publicidade
Itajaí
A cidade receberá quatro novos médicos e todos irão trabalhar com a saúde da família. Dois deles devem se apresentar esta semana. Nesta terç-afeira, será apresentado o profissional que irá atender no Bairro Rio Bonito. Na quinta, chega o médico para a unidade Bambuzal, que terá o médico de família pela primeira vez. No dia 16 chegam dois profissionais estrangeiros, que vão atender nos bairros Jardim Esperança e Cidade Nova 2.
– Os médicos já estão no Brasil desde o dia 26 de agosto, em treinamento no Rio de Janeiro – afirma Jonilda Hugen Souza Vieira, responsável pela área de saúde da família na prefeitura de Itajaí.
Itapema
O novo médico chegou segunda-feira. Ele é clínico-geral e veio de Blumenau. Com o novo profissional, de acordo com a prefeitura, todos os postos de saúde da cidade dispõem de médico. Ele trabalhará na localidade de Sertão do Trombudo e será fixo na unidade, já que o único que atende lá atualmente é volante e só aparece três vezes por semana.
Continua depois da publicidade
Navegantes
A cidade receberá um médico vindo da Argentina a partir do dia 16. Ele vai atuar no posto de saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças. Irá substituir o atual médico da unidade, que será remanejado.
Porto Belo
O secretário de saúde Rogério Leite explicou que o novo médico se apresentou na cidade em 29 de agosto, mas de acordo com o Ministério da Saúde, há problemas de documentação.
– O médico trouxe a homologação do Ministério da Saúde, mas o órgão ainda não deu o aval. Acredito que até quarta ou quinta-feira a situação esteja resolvida – afirma o secretário.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, assim que essas questões burocráticas forem resolvidas o profissional começará a atender no posto de saúde do Bairro Jardim Dourado. O médico tem dupla nacionalidade – argentina e boliviana -, mas trabalha no Brasil há 10 anos. Já atuou no Acre como cirurgião plástico e otorrinolaringologista, mas em Porto Belo trabalhará como clínico-geral.