Às 7h51min deste sábado começa oficialmente a estação mais fria do ano – e para alguns a mais charmosa. Quem ainda não tirou os casacos e cachecóis do armário, vai precisar se agasalhar logo no primeiro dia de inverno no Litoral Norte, que promete sol entre nuvens e frio de 8ºC a 10ºC no amanhecer. Durante a tarde as temperaturas estarão em elevação e podem chegar até 20ºC.

Continua depois da publicidade

Os dias mais frios, no entanto, não vão ocorrer acima do previsto. Conforme o meteorologista da Central RBS de Meteorologia, Leandro Puchalski, a influência do fenômeno El Niño vai acontecer somente no final da estação, fazendo com que este inverno não seja tão rigoroso quanto o do ano passado.

– Faz parte do nosso inverno termos períodos de calor, temperaturas na casa dos 30ºC. Isto é comum, só não é quando esta condição predomina por um período muito longo – explica.

Segundo a previsão da Epagri/Ciram, as ondas de frio mais intensas devem ocorrer nos meses de julho e agosto. No litoral, as temperaturas serão acima da média devido à nebulosidade.

Continua depois da publicidade

Chuvas acima da média

Com a frequência de frentes frias e a combinação entre ventos de altitude e umidade vinda do norte do país, a chuva deve ocorrer em volumes maiores. De acordo com a Epagri/Ciram, no litoral a chuva deve ficar acima da média climatológica, especialmente no fim do inverno.

Puchalski relata ainda que pode ser registrada a presença de ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações através de ventos fortes e mar agitado com ressaca. Além disso, pode ocorrer geada e neve entre julho e agosto.

Para a Epagri, até agosto as massas de ar polar típicas da estação, com baixa umidade do ar e baixas temperaturas (secas e frias), serão mais frequentes. Por isso, são esperadas temperaturas próximas de 0ºC.

Continua depois da publicidade

Outras características de alguns dias do inverno são nevoeiros à noite, madrugada e primeiras horas da manhã, além do dia começar mais frio e durante a tarde, com a presença de sol, a temperatura subir de forma mais acentuada.