As praias do Litoral Norte tem 12 pontos impróprios para banho segundo relatório de balneabilidade da Fundação de Meio Ambiente (Fatma). Entre esses locais, quatro são considerados críticos pela fundação pois tiveram mais de 75% de permanência na lista de locais inadequados durante os últimos 10 anos. Em todo o Estado são 41 pontos impróprios e 14 locais críticos.
Continua depois da publicidade
Aqui no litoral, Penha e Balneário Camboriú são as cidades com as piores situações. Dos 11 pontos analisados em Penha, cinco estão inadequados segundo a última amostragem, publicada na semana passada.
Confira o relatório de balneabilidade completo
As amostras que continham nível de contaminação que pode colocar em risco a saúde dos banhistas foram coletadas na Praia Alegre, praia da Armação e São Miguel. Para piorar, a área na praia da Armação, em frente a Rua Maria Emília Costa, apareceu com 97% de frequência como imprópria na última década, segundo o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias.
Em Balneário Camboriú foram dois pontos impróprios, de 14 analisados, e ambos estão em situação crítica. A região próxima da lagoa na praia de Taquaras apareceu como imprópria em 99% dos relatórios dos últimos 10 anos. O pontal Norte foi considerado inadequado em 75% das análises da última década.
Continua depois da publicidade
Itapema também registra um mesmo ponto impróprio há muitos anos. A área à direita do Rio Bela Cruz apareceu em 97% das últimas medições. A cidade apresentou ainda outros dois pontos impróprios. Porto Belo também tem dois pontos impróprios, mas nenhum considerado crítico.
Continua depois da publicidade