A cidade de Caçador recebe entre esta quarta-feira e o dia 17 de novembro cerca de 4,5 mil atletas na maior competição esportiva do Estado: os Jogos Abertos de Santa Catarina. Contando com a participação de 83 municípios os Jasc foram oficialmente abertos ontem na noite de terça-feira, em cerimônia no Parque de Exposições Araucária.
Continua depois da publicidade
No total são 26 modalidades e 47 troféus em disputa, sendo que as primeiras competições ocorreram na semana passada, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau. A natação precisou ser transferida para o local porque Caçador não teve condições técnicas de abrigar as provas.
Neste primeiro torneio Itajaí foi um dos destaques com 11 pontos no quadro geral de classificação, conquistando o terceiro lugar. Florianópolis terminou em primeiro com 21 pontos e Joinville em segundo, com 16.
No Litoral Centro-Norte, além de Itajaí, mais três cidades têm representantes nos Jogos este ano: Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Elas garantiram vagas em diversas modalidades e, juntas, levam mais de 450 esportistas para o Meio-Oeste catarinense. A maioria dos atletas são dos próprios municípios, que treinam e têm o apoio das secretarias e fundações de esporte.
Em Itajaí há também reforços de fora, como o experiente tenista André Sá, natural de Belo Horizonte (MG) e morador de Blumenau, que já conquistou medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 1999. Ao lado de Marcos Daniel e Bruno Sant’anna, ele é esperança de medalha para o tênis itajaiense.
Continua depois da publicidade
Delegações
A delegação de Camboriú é a menor da região, com 10 atletas. A maior é a de Itajaí, com 302 esportistas que tentam repetir e quem sabe superar o desempenho do ano passado, quando a cidade terminou a classificação geral na sexta posição com 109 pontos. No quadro de medalhas o município foi ainda melhor, trazendo 76 medalhas de Criciúma, sendo 23 de ouro.
– Queremos fazer uma pontuação histórica e a previsão é ficarmos pelo menos entre os quatro ou cinco primeiros colocados – afirma o superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, Álvaro Provesi.
Dona da segunda maior delegação do Litoral Centro-Norte, Balneário Camboriú leva 117 esportistas a Caçador, mais de 50 deles beneficiados pelo projeto Bolsa Atleta. Com incentivo e suporte logístico da Fundação Municipal de Esportes, o grupo briga para melhorar o resultado de 2011. Na ocasião a cidade terminou os Jasc com 29 pontos, empatada com Brusque na 11ª colocação.
– Apostamos no pessoal da casa e temos muito para melhorar dos Jogos de 2011, mas ainda é cedo pra fazer um projeção – avalia o professor de educação física Rogers Ramos.
Continua depois da publicidade
Litoral Norte nos Jasc 2012
Balneário Camboriú
Atletas – 117
Total da delegação – 125
Modalidades em que disputa – triathlon, basquete, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, tênis, taekwondo, judô, karatê, xadrez e ginástica rítmica e artística
Destaques – Josi e Leize (tricampeã dos Jasc), Fernanda Martins (tetracampeã brasileira de karatê), Tabatha Zucchi (campeã estadual juvenil e sub23 de salto com vara) e Eduardo Oliveira e Gabrieli Muller (campeões estaduais de judô)
Posição nos Jasc 2011 – 11º
Camboriú
Atletas – 10
Total da delegação – 15
Modalidades em que disputa – karatê, ciclismo e tênis
Destaque – Pedro Henrique Mott (atleta com experiência em competições estaduais)
Posição nos Jasc 2011 – não pontuou
Itajaí
Atletas – 302
Total da delegação – 345
Modalidades em que disputa – natação, atletismo, bocha Rafa Vollo, bolão 16, tênis, xadrez, tênis de mesa, ciclismo, karatê, taekwondo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, triathlon, basquete, bocha, futsal, handebol e vôlei de praia
Continua depois da publicidade
Destaques – Diogo Sclebin (campeão catarinense de triathlon), Thiago Monteiro (campeão nacional na categoria junior do tênis de mesa) e André Sá (tenista medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 1999)
Posição nos Jasc 2011 – 6º
Itapema
Atletas – 40
Total da delegação – 50
Modalidades em que disputa – punhobol, judô, taekwondo, vôlei de praia, xadrez, ciclismo e atletismo
Destaques – Giovane Santos (tricampeão de judô nos Jasc), Felipe Cunha (terceiro colocado no taekwondo nos Jasc 2010) e Keko e Nelsinho (vice-campeão do vôlei de praia nos Jasc)
Posição nos Jasc 2011 – 13º