O poderio do turista que vem a Porto Belo de barco reflete na hotelaria e gastronomia. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Antonio Carlos Lopes, esses segmentos têm crescido significativamente. Para ele, dois fatores primordiais são responsáveis.

Continua depois da publicidade

Um deles é a expansão do mercado náutico. O Litoral Norte catarinense é um expoente na área com grandes estaleiros instalados na região e movimentação expressiva especialmente no que se refere a luxo.

Em 2012, por exemplo, o 5º Festival Náutico da Tedesco Marina, em Balneário Camboriú, um dos principais na região, movimentou mais de R$ 40 milhões. Cerca de 14 mil pessoas estiveram no local para conferir embarcações de luxo que chegavam a custar R$ 13 milhões.

Conforme Cícero Zucco, as feiras náuticas, competições e o crescimento desse mercado têm trazido pessoas de alto poder aquisitivo para o litoral. Naturalmente isso faz com que a iniciativa privada se prepare para atender a esse público.

Continua depois da publicidade

Donos de barcos dos mais variados modelos têm descoberto a região que tem uma geografia bem particular, com vegetação preservada e águas calmas.

– Porto Belo é a joia náutica de Santa Catarina – diz o presidente.

Além disso, um projeto iniciado em fevereiro do ano passado contribuiu para a divulgação da cidade nacionalmente. Recentemente o Guia Quatro Rodas indicou as praias Estaleiro e Ilha de Porto Belo para futuras viagens, com quatro estrelas em uma escala que vai até cinco.

Pensando em fortalecer esse mercado, o município promove no próximo mês um fórum para 80 jornalistas especializados em turismo. O encontro contará com profissionais de 20 países diferentes.

Continua depois da publicidade