Pouca coisa mudou nas praias do Norte de Santa Catarina desde o último relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Nos dados apresentados nesta sexta-feira, dois pontos em São Francisco do Sul passaram a ser próprios para banho, enquanto um ponto em Barra Velha agora é impróprio.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
A praia da Enseada e de Ubatuba, ambas nos pontos em frente aos postos de salva-vidas, apresentaram melhoras em relação ao último relatório. Por outro lado, a praia de Barra Velha, próximo da rua Antonio R. da G. Moura, agora é impróprio para banho.
A região Norte agora tem 12 pontos liberados para os banhistas, enquanto nove são considerados impróprios para o banho. Nos dados anteriores, eram 11 locais próprios e outros dez não recomendados.
Continua depois da publicidade
A situação na região reflete o cenário estadual, onde houve 32 locais com mudanças, sendo que a metade teve melhoras na condição da água. Em Santa Catarina, agora são 137 pontos próprios e 74 impróprios para banho.
Este é o segundo relatório do ano e o quarto da temporada. As análises foram feitas nos dias 11, 12 e 13 de janeiro e compreendem 211 locais. As consultas e o histórico estão à disposição O site da Fatma e no aplicativo disponível para Android. O próximo relatório será divulgado no dia 22.
Como é feito:
Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente.
Continua depois da publicidade
O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista.
A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Continua depois da publicidade