Pra quem gosta de Carnaval, a época já é de tirar a fantasia do armário. E é bom caprichar no figurino e principalmente na animação, porque a festa popular promete ser grande nos municípios do Litoral catarinense neste ano.
Continua depois da publicidade
Escolas de samba, blocos carnavalescos e de sujos – entre eles o famoso Navegay – e shows regionais e nacionais formam uma extensa e diversificada programação nos dias de folia.
Em Itajaí, as atrações começam no dia 8 de fevereiro. Na Vila da Regata, estrutura construída junto ao Centreventos para a Volvo Ocean Race, uma banda local vai aguardar os blocos de sujo a partir das 20h30min. No dia seguinte, no mesmo horário e local, ocorre um dos pontos altos do Carnaval itajaiense.
As cinco escolas de samba da cidade (Macunaíma, Unidos de Loca, Família, Imperador e Michel Curru) desfilam para um público estimado entre 15 mil e 20 mil pessoas. Domingo é a vez dos cinco blocos e dois carnavalescos ganharem a “avenida” no Centreventos, também às 20h30min.
– As escolas estão a todo vapor. Estamos trabalhando para fazer deste Carnaval o melhor que Itajaí já teve – diz Fridolino Uhlmann, presidente da Superliga das Escolas de Samba de Itajaí e região.
Continua depois da publicidade
Cada agremiação desfila com cerca de 400 componentes, durante 60 minutos. Há poucas semanas da festa, o trabalho não para nos barracões. Integrantes das escolas e voluntários correm contra o tempo para deixar tudo pronto para o Carnaval. As fantasias recebem os últimos retoques, e aí é só esperar o dia 9 de fevereiro com o samba-enredo decorado.
Carnavalesca da Imperador, Débora Matos conta que faz de tudo um pouco nos bastidores, desde montar o figurino até produzir a história do tema escolhido. Em 2013, a escola faz uma homenagem à imprensa do município, com destaque para Manuel Ferreira, o primeiro jornalista negro de Itajaí.
– O Carnaval é uma fábrica em que tudo é levado muito a sério. Não é só brincadeira, é também cultura e trabalho – destaca.
Investimento
A prefeitura de Itajaí investiu aproximadamente R$ 400 mil no folia deste ano. O valor é dividido entre a infraestrutura na Vila da Regata, as escolas de samba e os blocos carnavalescos. Apenas uma atração ocorre fora do espaço do Centreventos. No sábado de Carnaval está previsto um show musical no Mercado Público. O nome do artista ainda não foi divulgado.
Continua depois da publicidade
– Esperamos que o tempo colabore e que, assim como no ano passado, um grande público prestigie a festa – diz a secretária de Turismo de Itajaí, Valdete Campos.
Navegantes espera 140 mil pessoas
A prefeitura de Navegantes organiza mais uma edição do Navegafolia. Mais de 140 mil pessoas são esperadas nos cinco dias de festa, sendo que 80 mil devem se concentrar no carro-chefe da folia, o Navegay. A programação começa no dia 7 de fevereiro com o Enterro da Tristeza iniciando às 18h30min no coreto da prefeitura.
No dia 8, ocorre o Baile Azul e Branco, às 23 horas, no Clube Navemar. No sábado, dia 9, está programado o Desfile Oficial dos Blocos Carnavalescos, a partir das 20h15min, na Avenida Beira-Mar.
Em 2013, são cinco blocos desfilando: Bloco d’Amizade, Cara & Coragem, Estrelinha do Mar, Acadêmicos do São Domingos e Unidos do Amanhã (que é formado por crianças da rede municipal de ensino e não disputa o título do Carnaval). A apuração do resultado do desfile será feita na segunda-feira, dia 11.
Continua depois da publicidade
No domingo, os blocos de animação passam na Avenida João Sacavem, às 15h. No mesmo dia os Blocos Carnavalescos de Navegantes voltam a se apresentar para o público, desta vez no Gravatá, a partir das 20h30min, na Beira-Mar. Um pouco mais tarde, às 22h, o carnaval de rua com trio elétrico na praça da Praia Central fecha o fim de semana.
A mais famosa atração da folia navegantina fica reservada para a segunda-feira, quando o desfile do Navegay – maior bloco de sujos do Sul do país. A concentração dos participantes é no Posto Ipiranga da Avenida João Sacavem, com saída às 15h em direção à praia. Na terça-feira, feriado de Carnaval, as campeãs do Carnaval voltam à avenida, a partir das 21h na Beira-Mar.
– Estamos bem entusiasmados, inclusive este ano começamos a profissionalização do Carnaval em termos comerciais e de marketing – comenta o secretário de Turismo de Navegantes, Sérgio Schultz.
Balneário terá shows na orla
Em Balneário Camboriú o Carnaval será de cinco dias, começando no dia 8 de fevereiro, e terminando só na terça-feira. A exemplo de 2012, cinco shows vão embalar o público na orla da Praia Central. Os artistas ainda não foram divulgados pela prefeitura, que promete anunciar toda a programação da festa ainda essa semana.
Continua depois da publicidade
A festa de rua se concentra na Avenida Atlântica, onde o trânsito será fechado entre a Rua 2.000 e a Praça Almirante Tamandaré. A mudança ocorre a partir das 18h durante todos os dias da folia.
Por enquanto está confirmado o desfile de oito blocos e uma escola de samba, mas os grupos que tiverem interesse em participar ainda podem procurar a Secretaria de Turismo. Cada bloco vai levar para a avenida cerca de 600 componentes, e a escola deve desfilar com mais de mil integrantes.
Impulsionada pelos shows, a organização do evento espera ter um público de pelo menos 100 mil pessoas a cada noite. De acordo com as informações da assessoria de comunicação da prefeitura, o valor total do investimento público ainda está sendo calculado.
O Carnaval pela região
Balneário Piçarras
O que: shows musicais e desfile dos dois blocos carnavalescos da cidade
Continua depois da publicidade
Quando: shows de 8 a 12 de fevereiro, a partir das 23h, e desfile dos blocos de 8 a 11 de fevereiro, a partir das 21h
Onde: na Avenida Beira-Mar, com palco montado para os shows próximo da Rua Marcílio Dias
Quanto: gratuito
Investimento do poder público: valor não está definido
Continua depois da publicidade
Estimativa de público: 2 mil pessoas por noite
Camboriú
Não haverá festas públicas de Carnaval.
Penha
Continua depois da publicidade
O que: bloco de sujos organizado por moradores, que tradicionalmente homenageiam uma figura ilustre do município a cada ano
Quando: dia 11 de fevereiro, a partir das 21h
Onde: na rua principal do Bairro Armação e nas proximidades da Praia do Trapiche
Quanto: gratuito
Continua depois da publicidade
Investimento do poder público: a prefeitura atua em parceria com os foliões, fornecendo materiais de auxílio como banheiros químicos e lona
Estimativa de público: não divulgado
Porto Belo
A reportagem do Sol Diário entrou em contato com a Fundação Cultura de Porto Belo, mas até o começo da noite desta segunda-feira não houve resposta sobre a programação da cidade para o Carnaval 2013.
Continua depois da publicidade
Indefinidos
As prefeituras de Bombinhas e de Itapema ainda não definiram as programações. Nas duas cidades as secretarias responsáveis afirmaram que a festa deve ocorrer, e que as atrações devem ser organizadas e divulgadas ainda esta semana.