O Litoral de Santa Catarina tem alerta para o risco de deslizamentos neste domingo (20) por causa do alto acumulado de chuvas registrado neste sábado (19). A situação mais preocupante é em Florianópolis, Garopaba e Palhoça, de acordo com a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Apenas em Florianópolis foram registrados 174 milímetros de chuva em um período de 12 horas. O município tem alerta máximo para o risco de deslizamento, segundo a Defesa Civil. Palhoça, Garopaba e São José também tiveram acumulado acima de 100 milímetros no mesmo período.
Outras cidades da Grande Florianópolis e da região de Itajaí também estão em situação de alerta, atenção ou observação para deslizamentos no boletim divulgado pela Defesa Civil na noite deste sábado.
Leia mais sobre a chuva em SC:
Chuva forte e constante provoca alagamentos em cidades de SC
Continua depois da publicidade
Enxurrada alaga pontos em Balneário Camboriú e interdita avenida
Chuva constante provoca alagamentos no Norte da Ilha, em Florianópolis
Defesa Civil alerta para risco de enchente em Camboriú
Previsão para o domingo
A previsão da Epagri/Ciram aponta para tempo encoberto com chuva, de morada a forte, em praticamete todas as regiões de SC neste domingo.
O tempo deve melhorar no período da noite nas regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste. A temperatura máxima não deve passar dos 17°C em todo o Estado.

Como se prevenir
Os principais sinais de deslizamentos são inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou rochas, principalmente próximo a residências e o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Nestes casos, a recomendação é que a Defesa Civil seja acionada pelo telefone 199 para fazer uma vistoria. Em situações de emergência, os bombeiros também podem ser acionados pelo telefone 193.
Continua depois da publicidade

Leia também:
Lázaro Barbosa obrigou refém a fazer declaração de amor para a mulher
Menina homenageia pai que morreu em acidente com frase para ele ver do céu em SC
Região de Joinville sai do risco gravíssimo para a Covid-19; SC tem 15 áreas no vermelho