O Litoral de Santa Catarina tem previsão de mar muito agitado, ressaca e maré alta a partir da manhã desta quarta-feira (1º). A condição é consequência da passagem do ciclone extratropical que já provocou estragos e três mortes nesta terça em SC.
Continua depois da publicidade
Segundo alerta divulgado pela Defesa Civil, as ondas devem ter picos de três metros e meio a quatro metros de altura, na direção Sul/Sudeste.
O risco de ressaca ocorre principalmente no Litoral Sul. Os alagamentos decorrentes da maré alta estão previstos para ocorrer de forma fraca na faixa entre São Francisco do Sul e Imbituba, e em escala moderada entre Balneário Rincão e Passo de Torres.
Entre os pontos de atenção citados em alerta da Defesa Civil, que costumam sofrer com alagamentos por conta da maré alta, estão o centro de eventos Centrosul, a Avenida da Saudade e praias do Sul da Ilha, em Florianópolis, a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, além das cidades de Barra Velha, Itajaí, Joinville e São Francisco do Sul e das praias do Litoral Sul.
A condição de agitação no mar deve permanecer pelo menos até a noite de quinta-feira (2). O mar agitado ocorre por causa do deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano.
Continua depois da publicidade
O fenômeno é o mesmo que provocou temporais e vendavais em praticamente todo o Estado nesta terça-feira. Cidades cidades do Estado, como Florianópolis e Blumenau, registram destelhamentos e quedas de árvore, e três pessoas morreram.
Nesta quarta-feira, a previsão aponta que ventos fortes devem voltar a atingir o Estado.
Orientações da Defesa Civil
Maré alta
– Evitar contato com a água
– Não dirigir em locais alagados
– Não transitar sobre pontes e pontilhões submersos
– Cuidado com crianças próximo a rios e ribeirões.
Ressaca
– Manter atenção a edificações com risco de erosão
– Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura
Mar agitado
– Evitar navegação e atividade de pesca
– Evitar entrar no mar e praticar esportes náuticos
– Evitar caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia