O litoral catarinense registrou inundações na tarde desta quarta-feira (19) após maré alta atingir a região. O fenômeno é ocasionado pela influência da fase lunar Lua Nova.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Defesa Civil emitiu alerta para alagamentos em Florianópolis e Itajaí. Para evitar acidentes, o órgão recomenda que não se dirija a locais alagados e pontes submersas, além de tomar cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), já há prejuízos ocasionados por conta da cheia. A rodovia SC-405, na altura do bairro Rio Tavares, em Florianópolis, está com trânsito interrompido em uma das três faixas e, até o fechamento deste texto, o trânsito fluía lentamente.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e (Epagri/Ciram), a condição é estruturada por uma frente fria em alto mar e um ciclone extratropical na altura do Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul, além de uma alta pressão avançando do país insular em direção ao estado gaúcho.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a previsão emitida pela instituição, o dia é acompanhado por vento sul e ondas com picos entre 2,5 metros e 3 metros.
Os locais com mais riscos em Florianópolis são o bairro Rio Tavares, a região do Centro-Sul, a avenida da Saudade e as praias do Sul da Ilha de Santa Catarina. Além da Capital, há chances de inundações nos municípios Barra Velha, no Sul de Santa Catarina, Araranguá, no Sul, Itajaí e Joinville, no Norte.
Leia também
Frio no feriado leva turistas à Serra de SC e hotéis têm 80% de ocupação
Jovem morre de dengue após procurar 4 vezes atendimento médico em Balneário Camboriú