A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira um novo relatório de balneabilidade no litoral de Santa Catarina, agora (fora da temporada de verão) realizado mensalmente. Foram identificados 157 pontos próprios para banho nos 211 locais analisados, ou 74,4% do total. Os dados foram colhidos na última semana do mês de maio.
Continua depois da publicidade
Na comparação com o relatório de maio, foram 13 pontos a mais com condições sanitárias favoráveis.
— Houve uma melhora pela falta de chuva. Pedimos sempre que os banhistas ou quem for usar as praias, verifiquem as condições no site da Fatma e no aplicativo Natureza Interativa. A atualização nos meios digitais é mais rápida do que nas placas — disse o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.
O resultado acompanha a média histórica, que fica entre 25% e 35% de pontos impróprios, com o auge durante a temporada de verão. A título de comparação, no começo de fevereiro de 2016, Santa Catarina chegou a ter 44% de pontos impróprios, ou 88 dos 221 locais analisados. Na ocasião, as autoridades atribuíram o fato ao aumento da população com a chegada dos turistas e às chuvas constantes.
Continua depois da publicidade