A Epagri/Ciram alerta para vento sul/sudeste de moderado a forte no Litoral Catarinense nesta sexta-feira, com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Continua depois da publicidade

A meteorologista do Centro, Gilsânia Cruz, explica que os ventos são provocados pela diferença de pressão entre a frente fria que passou pelo Estado e segue para o sudeste do país, e a massa de ar seco e frio que chega.

As rajadas provocam agitação marítima, com ondas de dois a três metros de altura, e ainda mais altas em áreas afastadas da costa. A ondulação mais elevada segue até no sábado. No domingo, diminui bastante.

Durante este período, existe risco para as atividades de pesca e navegação em embarcações de médio e pequeno porte em todo o litoral.

Continua depois da publicidade

– As rajadas de vento esperadas para hoje influenciam principalmente o mar. É pouco provável que passem dos 70 km/h ou que provoquem estragos como queda de energia e destelhamento nas cidades – afirma Gilsânia.

De acordo com as Estações Meteorológicas da RBS, em Florianópolis a velocidade máxima de vento registrada até o momento chegou a 66 km/h, tendo ocorrido por volta das 9h50min.

As temperaturas quentes verificadas nos últimos dias devem cair a partir desta sexta-feira, devido a uma massa de ar frio e seco que chega ao Estado.

Continua depois da publicidade