O brilho nos olhos de cada criança que assistia a uma apresentação teatral na Biblioteca Pública de Itajaí, quinta-feira à tarde, demonstra que o estímulo à leitura pode alcançar resultados surpreendentes.

Continua depois da publicidade

No fim do teatro, cada um dos 25 alunos, que nunca tinham estado no local, parecia íntimo de cada livro que folheava e interagia com os desenhos – uma festa de literatura.

Foi dessa forma que encerrou a IX Semana do Livro Infantil: incentivando os pequenos a mergulhar na magia das histórias infantis. No total, cerca de 750 crianças de escolas municipais, estaduais e particulares do município participaram da ação, que iniciou segunda-feira e terminou quinta-feira.

Contação de histórias, roda de leitura, exposição, conversa com autor e apresentações teatrais fizeram parte das atividades da semana. Também foi lançado segunda o livro Para além do arco-íris, de Nilson Weber.

Continua depois da publicidade

O evento teve como tema “Baú literário: Revivendo a história do livro infantil”, que buscou resgatar a história dos últimos 10 anos da semana na cidade, homenageando autores lembrados nas edições anteriores.

Além disso, de acordo com o diretor da Biblioteca Pública de Itajaí, Ivan Carlos Serpa, esta semana foi dedicada especialmente para crianças de 3 a 9 anos.

– O objetivo é incentivar e despertar o gosto pela leitura nos pequenos. Nesta semana foram homenageados diversos autores infantis, como Maurício de Souza, Ziraldo, Marlene Rothbarth, Nilson Weber, entre outros – afirma.

Continua depois da publicidade

Origem

A Semana do Livro Infantil é realizada neste período para homenagear o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta sexta-feira, 18 de abril, e faz referência à data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o precursor da literatura infantil brasileira.