A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (20) a lista de aprovados no vestibular 2021. A instituição ofereceu 2.516 vagas de cursos de graduação. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou o resultado do processo seletivo por cursos no site do processo seletivo. Confira os aprovados neste link aqui.

Continua depois da publicidade

> UFSC tem o menor orçamento dos últimos 12 anos; entenda impacto dos cortes

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, a seleção foi feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 e 2020 e pela nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da instituição.

O processo seletivo teve mais de 15 mil inscritos, sendo 14.414 pelas notas do Enem e 1.074 pelas notas dos vestibulares anteriores.

Continua depois da publicidade

Agora, os aprovados devem fazer a matrícula, que vai ocorrer entre os dias 21 e 25 de maio, no link simig.sistemas.ufsc.br. O candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.

> Veja quais são os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Antes da etapa documental, os candidatos que optaram pelas vagas de cotas precisam realizar a validação das autodeclarações através do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Para isso, precisam enviar os documentos às Comissões de Validação no período de 27 a 31 de maio. Orientações e informações adicionais para envio de documentos estão em uma portaria sobre matrícula.

A etapa documental, de 8 de junho a 6 de julho, consiste no envio de documentos para as Coordenadorias dos cursos em que o candidato foi aprovado – incluindo as autodeclarações já validadas pelas respectivas comissões, no caso de candidatos cotistas.

Vestibular de inverno pode ter provas presenciais

O vestibular de inverno da UFSC, realizado no meio do ano, pode voltar a ter provas presenciais. A Câmara de Graduação da universidade aprovou o planejamento do próximo processo seletivo com provas presenciais, que inicialmente ocorreriam entre 4 e 5 de setembro.

Continua depois da publicidade

O número de dias de prova e o conteúdo a ser aplicado seriam reduzidos para proporcionar uma prova mais segura. O espaçamento nas salas de aula também seria ampliado. No entanto, a definição se haverá ou não provas presenciais no próximo vestibular só deve ocorrer em julho. Caso o estágio da pandemia no Estado não permita esse formato, o processo seletivo deve ocorrer novamente com base em notas do Enem e de vestibulares de anos anteriores.

Leia também

> Projeto na Alesc autoriza setor privado comprar vacina contra Covid

> Maranhão registra primeiro caso da variante indiana da Covid-19

> Frentista é agredida no Alto Vale por colocar R$ 3 a mais por engano ao abastecer