A votação para escolha dos três candidatos que vão compor a lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina ocorre nesta sexta-feira (3). Os nomes escolhidos serão levados para o governador Jorginho Mello (PL), que tem 15 dias para anunciar quem vai comandar o MPSC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A votação começa às 9h, por meio de um sistema eletrônico, e será encerrada às 18h. Podem votar todos os 68 Procuradores de Justiça e os 434 Promotores de Justiça.
Após o fim da votação, há um prazo de 24 horas para que sejam analisados possíveis recursos. Homologada, a lista tríplice será encaminhada ao governador.
Se Jorginho não escolher um nome neste período de 15 dias, será nomeado para o cargo o membro do MPSC que obteve a maioria dos votos na eleição interna. Essa ação é prevista pela Lei Orgânica do órgão.
Continua depois da publicidade
Concorrem ao cargo de Procurador-Geral:
- Fábio de Souza Trajano
- Gladys Afonso
- Ivens José Thives de Carvalho
- Marcelo Gomes Silva
- Rui Arno Richter
- Vanessa Wendhausen Cavallazzi
Atual PG concorre a cargo nacional
O atual PGJ, Fernando da Silva Comin foi o único inscrito para disputar um cargo no Conselho Nacional de Justiça (CNMP). Ele vai disputar a indicação para uma das três vagas destinadas a membros do Ministério Público no CNMP na condição de Promotor de Justiça.
Após a votação aqui no MPSC, o nome do indicado será encaminhado ao CNPG que já convocou todos os Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados para comparecerem no dia 26 de abril, às 14 horas, em Brasília, para a votação da lista dos três nomes indicados ao CNMP. Os indicados serão submetidos à sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.
Leia também
Promotores não podem mais impedir casamentos homoafetivos; pedido partiu de SC
Mensageiro do Propinoduto do Lixo usou 12 números de celular e evitava Whatsapp, diz investigação