Você é feliz em seu trabalho? E o que faz essa resposta ser positiva ou negativa? Pensando nisso, uma pesquisa da Universidade de Harvard descobriu quais os fatores que podem aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho. Conduzida desde 1938, a pesquisa questionou mais de 700 profissionais em todo o mundo sobre suas vidas profissionais em intervalos de dois anos, ao longo de 85 anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com informações do jornal La Nacion, veja os resultados obtidos por Harvard e confira quais são os empregos que causam mais infelicidade.
Veja quais são os empregos que causam mais infelicidade
Após 85 anos de coleta de dados, a pesquisa da Universidade de Harvard descobriu que as profissões mais infelizes são aquelas em que o trabalhador não tem tanto contato com uma equipe. De acordo com os pesquisadores, a falta de interação social pode afetar a saúde do funcionário de forma negativa.
Continua depois da publicidade
As tarefas solitárias criam uma sensação que as horas de trabalho são mais longas. Os turnos noturnos e a alta rotação de horários também foram considerados fatores que agravam a infelicidade nos empregos.
Considerando esses fatores apresentados pelo estudo da Harvard, veja quais são os sete empregos que causam mais infelicidade nos trabalhadores:
- Entregadores;
- Motoristas de caminhões de longa distância;
- Guardas de segurança;
- Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
- Trabalhos remotos;
- Atendimento ao cliente;
- Comércio varejista;
Continua depois da publicidade
Os trabalhos de serviço ao cliente, como atendimento e comércio varejista são citados pela pesquisa pelas interações negativas que os trabalhadores lidam diariamente. A rotina de resolução de problemas ou constantes reclamações geram frustração e estresse nos profissionais.
O que faz um trabalho causar mais felicidade
Da mesma forma em que a pesquisa conclui quais são os fatores que aumentam a infelicidade, ela indica que o segredo para uma vida mais feliz não está no sucesso profissional, dinheiro, dieta saudável ou exercícios. A chave da felicidade está em relacionamentos positivos, tanto nos ciclos pessoais quanto profissionais.
As relações interpessoais no trabalho aliviam o estresse da rotina e o sentimento de solidão. Em entrevista ao La Nacion, o professor de psiquiatria da Harvard Medical School, diretor do Harvard Study of Adult Development e responsável pela pesquisa afirmou que a “sociabilidade é uma necessidade que deve ser atendida em todos os aspectos de nossas vidas”.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Empresa cria “vaga dos sonhos” com salário de R$ 10 mil para dormir
Ganhador da loteria precisa voltar ao trabalho após torrar milhões