A seguir os 10 últimos premiados com o Nobel da Paz, concedido nesta sexta-feira à Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN).
Continua depois da publicidade
– 2017: Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN) por seus esforços para acabar com este tipo de armamento.
– 2016: Juan Manuel Santos por seus esforços para acabar com meio século de guerra interna na Colômbia.
– 2015: Quarteto para o diálogo nacional tunisiano, composto por atores da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia.
Continua depois da publicidade
– 2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores.
– 2013: Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) por seus esforços visando livrar o planeta das armas de destruição em massa.
– 2012: União Europeia (UE) pelo projeto que contribuiu para pacificar um continente devastado por duas guerras mundiais.
Continua depois da publicidade
– 2011: As liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, e a iemenita Tawakkol Karman por sua luta pela segurança das mulheres e por seu direito de participar do processo de paz.
– 2010: O dissidente chinês preso Liu Xiaobo por seus esforços persistentes e pacíficos em favor dos direitos humanos na China.
– 2009: O presidente americano Barack Obama por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
Continua depois da publicidade
– 2008: O finlandês Martti Ahtisaari por suas numerosas mediações de paz ao redor do mundo.
* AFP