A Polícia Federal (PF) encerra na manhã desta quinta-feira (21) a lista de pessoas a serem indiciadas no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Segundo informações apuradas pelo blog da Camila Bomfim, do g1, há “aproximadamente 40 indiciados”.  

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A lista envolve políticos graúdos, militares e ex-assessores presidenciais. Entre os indiciados, estão pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e nos planos de militares descobertos pela PF de assassinar o presidente Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O relatório final deverá indiciar diversas pessoas por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. 

A lista ainda é mantida em sigilo pelos investigadores.

Continua depois da publicidade

Tentativa de golpe envolveu quatro militares e um policial federal

A tentativa de golpe que envolvia a morte de Lula, Alckimin e Moraes foi desvendada durante a Operação Contragolpe, na terça-feira (19), e prendeu preventivamente quatro militares do Exército e um policial federal. O planejamento teria “características terroristas”, segundo os investigadores.

O plano tinha detalhes das tropas, veículos e armamentos necessários para o ataque, além do itinerário e horário do alvo por Brasília, e de prever possíveis “danos colaterais” da ação, classificados em “passíveis e aceitáveis”.

Os mandados foram cumpridos no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal. Confira os nomes dos alvos:

  • General de brigada Mario Fernandes (na reserva);
  • Tenente-coronel Helio Ferreira Lima;
  • Major Rodrigo Bezerra Azevedo;
  • Major Rafael Martins de Oliveira; e
  • Policial federal Wladimir Matos Soares.

Continua depois da publicidade

A movimentação teria ocorrido depois da derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Um inquérito investiga se houve uma tentativa de golpe de Estado depois do resultado da eleição. As medidas foram cumpridas como parte do inquérito.

Quem são os alvos da PF

Leia mais

O que são “kids pretos”, militares presos por planejar matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022

PF prende militares e policial por planejar golpe e execução de Lula, Alckmin e Moraes em 2022