As promoções estão por todas as partes. As liquidações estão nas lojas de esquina, nos shoppings, nas roupas populares e nas peças de grife. Os descontos são os mais atraentes: alguns itens têm até 70% de desconto. Você sabe como controlar o impulso e ficar longe do vermelho quando as lojas estimulam tanto o consumismo?

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A estilista e consultora de moda Rosmarie Zonta diz que é possível aproveitar a temporada de promoções de forma inteligente, sem estourar o orçamento e lotar o guarda-roupa de peças que nunca sairão de dentro dele. Ela ensina que é importante planejar o que se quer comprar antes de sair de casa. “Olhe o guarda-roupa, avalie o que precise e faça uma lista”.

Para não comprar sem necessidade, Rosmarie recomenda dedicar um tempo para pesquisar os preços nas lojas e procurar em araras, prateleiras e balcões as peças que você realmente precisa.

Quando encontrá-las, verifique se elas combinam com seu estilo, se caem bem no corpo e se as peças não têm defeitos. Não adianta comprar uma peça porque o preço está súper em conta se o item não combina em nada com a dona. Na dúvida, o melhor é apostar em peças clássicas e atemporais, como camisas, T-shirts, calças, saias, vestidos e calçados como scarpins e peeptoes de cores neutras.

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Antes de fechar o negócio, é bom prestar atenção nas tendências da próxima estação. Roupas e acessórios com estampas de pele de bicho, florais, abstratas, geométricas e figurativas ou de tons terrosos, alaranjados, roxo, bege, verde azulados, vermelho e preto continuam na moda. Vestidos tubinho, saias lápis e longas são apostas certeiras, assim como peças metalizadas puxando para o ouro-velho, bronze e cobre. Macacões e jaquetas curtas, que estão em alta neste verão, também merecem investimento.

Não leve a roupa, o calçado ou o acessório para casa sem fazer uma avaliação sobre quantas vezes a peça poderá ser usada. Se a resposta for uma, a consultora de moda diz que é melhor deixar o produto na loja.

Por último, Rosmarie aconselha fazer as contas e analisar se o desconto compensa a qualidade do produto. “Fuja das armadilhas do compre 3 e pague 2 porque nem sempre as consumidoras saem satisfeitas com o resultado”, observa.

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