O comércio de Santa Catarina antecipou o fim do inverno e já liquida as peças da estação mais fria do ano, segundo a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-SC).

Continua depois da publicidade

A iniciativa tem como objetivo recuperar as perdas do setor no primeiro semestre. Segundo o balanço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), divulgado no início do mês, foi registrada uma redução de 2,1% nas consultas para compras a prazo ou no crediário nos primeiros seis meses.

De acordo com Sergio Medeiros, presidente da FCDL-SC, a antecipação da temporada de liquidações é uma ação dos lojistas para tentar reagir à retração do período anterior.

– Dar descontos para atrair o consumidor é uma das principais formas dos comerciantes para aumentar o movimento. Quando o varejo não vive bons momentos isso é fundamental – destaca.

Continua depois da publicidade

Confiante com os resultados no segundo semestre, o dirigente ressalta que as datas comemorativas como Dia dos Pais, das Crianças e o Natal devem alavancar as vendas. A FCDL, entidade que representa mais de 33 mil varejistas, mantém a perspectiva de encerramento do ano com incremento de 4,5%