Parece que o mundo das cirurgias plásticas sempre tem uma grande novidade, não é mesmo? Recentemente, as redes sociais têm sido tomadas por vídeos de pessoas falando sobre a lipoaspiração Ugraft, citando os resultados e as mil maravilhas que o procedimento pode trazer. Mas será que esse procedimento é realmente seguro?
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Como a cirurgia é feita? Quais os maiores riscos? Para responder essas e outras dúvidas, fizemos essa reportagem sobre o fenômeno. Confira.
O que é a lipoaspiração “Ugraft”?
Antes de mais nada, a Ugraft é um tipo de lipoaspiração que passou a ser feita nas clínicas há cerca de três anos. Nessa cirurgia, o especialista utiliza o ultrassom para injetar gordura nos músculos abdominais. Assim, a região fica mais definida e torneada. De acordo com o cirurgião Leandro Faustino, em entrevista ao portal UOL, a cirurgia só pôde ser desenvolvida por causa do ultrassom.
Continua depois da publicidade
Por isso ela tem a letra U em seu nome. Além disso, o procedimento pode durar até seis horas, mais que o dobro de uma lipoaspiração normal.
Como a “Ugraft” é feita?
Você pode ter estranhado o fato de uma cirurgia estética levar tanto tempo. Mas ao ver como funciona, é perceptível que essas horas são necessárias. Primeiramente, a gordura é retirada do corpo, de algum local onde o paciente está se sentindo incomodado. Em seguida, o cirurgião trata a gordura para que ela retorne ao corpo da forma mais pura possível.
A saber, o médico tem no máximo 30 minutos para finalizar o trabalho com a gordura e voltar com ela pro organismo.
Continua depois da publicidade
Por fim, o cirurgião utiliza o ultrassom para escolher o melhor lugar dos músculos abdominais onde a recolocação da gordura vai ser mais positiva para os objetivos desejados.
Tornando assim a região mais definida. De acordo com o Metrópoles, o procedimento custa cerca de R$ 80 mil atualmente no Brasil.
Os riscos da lipoaspiração Ugraft
Embora a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) permita que o procedimento seja feito, muitos riscos ainda existem.
Continua depois da publicidade
Justamente por ser algo muito recente, seus efeitos a longo prazo ainda não são totalmente conhecidos. O cirurgião plástico Alexandre Kataoka, ressalta em entrevista ao UOL, que associações estrangeiras acerca do tema têm alertado sobre o risco de problemas de embolia causada pela injeção de gordura intramuscular. Já o cirurgião Daniel Botelho defende que esse não é um procedimento para todos.
Em entrevista ao Metrópoles, o médico afirma que para ter um bom resultado é necessário aliar a cirurgia com uma rotina contínua de exercício físico. Assim, um resultado estético harmônico é mais viável.
Famosos que já apostaram na lipoaspiração
Continua depois da publicidade
Apesar de ser algo muito recente e cercado de incertezas, muitas celebridades brasileiras já fizeram o procedimento Ugraft. Em outubro de 2023, a ex-participante do Big Brother Brasil Eslovênia Marques fez o procedimento. Aliás, isso gerou algumas críticas em cima da influencer. Outra ex-BBB que usou a Ugraft foi Laís Caldas, que combinou o ultrassom junto com outras técnicas.
De acordo com a influenciadora, algumas gorduras localizadas estavam incomodando mesmo com ela tendo uma rotina saudável.
Vale ressaltar que outras famosas como a cantora Ludmilla é a influenciador Gkay fizeram Lipo LAD, essa técnica pode ou não contar com o uso da Ugraft.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cogumelos alucinógenos, comestíveis e venenosos: entenda tudo sobre