O Conselho Federal de Medicina aconselha que a lipoaspiração retire no máximo 7% do peso corporal da paciente, por uma questão de segurança. Para o cirurgião plástico Wagner Montenegro, é importante que as mulheres tenham isso em mente e saibam que o procedimento serve para definir o contorno do corpo e não para reduzir peso.
Continua depois da publicidade
– Muitos pacientes querem fazer a lipoaspiração com intuito de emagrecer. É uma ilusão pensar que o procedimento seja tratamento para obesidade – diz.
Segundo ele, quem busca retirar gordura localizada das coxas, glúteos, braços, abdômen e culote deve ser saudável, ter pele firme e elástica e bom tônus muscular. Também deve estar, no máximo, 30% acima de seu peso ideal.
– O segredo de uma lipo bem sucedida é a precisão na remoção do tecido adiposo nas regiões nas quais há acúmulo, o que pode significar, às vezes, a perda de cinco a seis quilos no corpo da paciente – conta o cirurgião.
Continua depois da publicidade
Celulite
A celulite é um problema de origem hereditária que também pode ser desencadeada por distúrbios hormonais. Um problema que se agrava quando associado a fatores como má alimentação, sedentarismo e excesso de peso. O resultado disso é a disfunção na circulação, que acaba provocando alteração na pele. A lipoaspiração não tem como objetivo tratar a celulite, mas pode trazer grande melhora, diz Montenegro.
Lipo na gestação
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a lipoaspiração de abdômen pode, e até deve, ser realizada antes da gestação, afirma o especialista:
– É interessante que a lipoaspiração seja realizada antes de ter filhos porque o procedimento retira a gordura localizada, fator que auxilia na preparação do corpo para as mudanças que ocorrem durante o período de gestação, mantendo a silhueta adquirida com a cirurgia, limitando o aumento do volume de gordura na região tratada, diminuindo a flacidez e evitando o surgimento de estrias.
Continua depois da publicidade
Como reduzir os riscos
Os cuidados com a lipoaspiração são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico, ainda que minimamente invasivo. Os riscos de ocorrer qualquer complicação durante a cirurgia reduzem drasticamente se forem tomados alguns cuidados essenciais no pré e no pós-operatório:
::: Antes da cirurgia, faça todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico.
::: Suspenda, se for o caso, a ingestão de medicamentos anticoagulantes, como o ácido acetilsalicílico.
::: Evite o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas nos dias anteriores à cirurgia.
::: Faça jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem a cirurgia.
::: Avise o médico se tiver gripe ou mal estar.
::: Após a lipo, o paciente deve permanecer internado no hospital por uma noite, recebendo alta no dia seguinte se estiver bem.
Continua depois da publicidade
::: Use os medicamentos prescritos.
::: Não deixe de usar a cinta cirúrgica antes do previsto.
::: Faça prevenção da embolia pulmonar com dispositivos que comprimem os membros inferiores.
::: Alerte o médico imediatamente se ocorrer algum problema.
– São medidas simples, mas que garantem uma recuperação rápida, segura e eficiente – diz Montenegro.