Rodoviária lotada e uma sensação térmica acima dos 40°C. Esse foi o cenário da saída em Florianópolis rumo a São Miguel do Oeste, uma viagem de 736 quilômetros distribuídos em 11 horas dentro do veículo para 42 passageiros.
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O ônibus da Reunidas apresentava um bom estado de conservação e os itens de segurança (cinto e saídas de emergência) também aparentavam estar em dia. Porém após as primeiras horas, quando as pessoas começaram a usar o banheiro, o cheiro forte tomou conta do espaço. A descarga não estava funcionando e os dejetos ficaram acumulados.
Na volta, com o mesmo veículo, os problemas foram além do mau cheiro relatado como frequente pelos passageiros. Com a chuva, um passageiro informou o motorista que estava entrando água pela janela. O condutor respondeu ironicamente que isso só acontece em dias de chuva. Outra passageira também enfrentou problemas na viagem e chegou a chamar o motorista para relatar defeito no cinto de segurança.
As reclamações aumentavam a cada conversa. Problemas mecânicos foram bastante relatados. Nas linhas que fiz, sem atrasos e problemas mecânicos, a viagem entre a Capital e São Miguel do Oeste pode até ser considerada positiva. Até porque o mau cheiro não pareceu novidade para os passageiros.
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::: Checklist
Condição do veículo
Foi utilizado o mesmo ônibus na viagem de ida e volta. O veículo apresentava um bom estado. As poltronas estavam conservadas, embora o revestimento em alguns apoios para os pés estivesse solto. Houve a reclamação de um passageiro de que estaria entrando água pela janela devido à chuva.
Barulhos
Ao sentar nas últimas poltronas, a porta do banheiro ficava rangendo constantemente. Nos assentos no meio do ônibus havia um barulho forte possivelmente do ar-condicionado. Ao frear, também era emitido um som muito forte.
Banheiros
O banheiro foi o item que apresentou mais problemas no veículo. Na viagem de ida, o vaso sanitário entupiu e resultou em um cheiro insuportável que tornou difícil o trajeto, principalmente, para os ocupantes das últimas fileiras. Na volta, o problema foi solucionado, mas não resolveu o mau cheiro, que era sentido em todo o ônibus. Uma das passageiras, que mora em Florianópolis e viaja com frequência a Dionísio Cerqueira para visitar a família, diz que problemas no banheiro são comuns e que o cheiro forte é constante.
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Saída de emergência
As seis saídas de emergência do veículo eram bem distribuídas e sinalizadas.
Pontualidade
Tanto na ida quando na volta, o ônibus saiu pontualmente no horário estabelecido. Na ida, o veículo chegou ao destino inclusive com antecedência de 25 minutos. Já na volta, houve um pequeno atraso de meia hora no horário de chegada previsto, sem nenhum motivo específico. Também eram respeitados os horários das paradas – em Lages e em Ponte Serrada foram pausas de 25 e 30 minutos.
Cintos de segurança
O ônibus tinha cintos de segurança em todos os assentos. Porém, tanto na ida quanto na volta a grande maioria dos passageiros, inclusive crianças, não usava o item de segurança. No trajeto entre São Miguel do Oeste e Florianópolis, uma passageira se recusou a viajar em um assento cujo cinto apresentou defeito. Ela mudou de lugar e depois o próprio motorista consertou o item.
Ar-condicionado
Cada passageiro consegue regular a saída de ar em sua poltrona. Havia oscilação de temperatura. Por exemplo, à noite era regulada e aumentava o termômetro. Mas não houve reclamação dos passageiros.
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